SIGA O 24H

Geral

Lula convoca reunião ministerial para debater tragédia do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Compartilhar isso...

Lula deve anunciar nesta quarta auxílio de R$ 5.100 a famílias que perderam bens no Rio Grande do Sul

Pagamento será único e inicialmente chegar a 100 mil famílias

O presidente Luiz Ináci Lula da Silva definiu nesta terça-feira que o valor do voucher que será dado a famílias atingidas pela tragédia no Rio Grande do Sul será de R$ 5.100. O anúncio será feito durante viagem do presidente e de diversos ministros do governo ao estado nesta quarta-feira.

Será publicada uma medida provisória para instituir o programa, batizado de “Recomeço” — nome que ainda pode ser alterado.

Níveis dos rios voltam a subir no Rio Grande do Sul: mais de duas semanas após o começo das chuvas, estado continua a sofrer com inundações

De acordo com os técnicos, o benefício será pago de uma só vez para permitir que os desabrigados possam reequipar as casas e permitir a recompra de bens, como eletrodomésticos e móveis. O destino do dinheiro será decidido pelo beneficiário.

Em um primeiro momento, devem ser beneficiadas 100 mil famílias. Mas a MP vai deixar a porta aberta para garantir o benefício a todas as famílias atingidas.

O anúncio será feito em São Leolpoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Inicialmente, a ideia era fazer uma cerimônia no Palácio do Planalto. Mas o próprio Lula optou por anunciar no Rio Grande do Sul.

ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL:

  • O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou estado de calamidade pública devido aos municípios impactados pelo temporal no estado.
  • O número de mortos pela tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 147 vítimas, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, na manhã desta segunda-feira (13).
  • Ao todo, há ainda 127 pessoas consideradas desaparecidas.
  • Moradores de Caxias do Sul, na serra gaúcha, sentiram tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (13).

Por Geralda Doca — Brasília

OGlobo.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade