ELEIÇÕES 2022
Lula (PT), JB (PL), Moro (Podemos), C. Gomes (PDT) e Doria (PSDB) lideram as intenções de voto para a Presidência em 2022
Bolsonaro, Lula, Moro, Doria e Ciro já têm candidatos a governador nos maiores estados brasileiros; veja os nomes
Pré-candidatos intensificam disputa por palanque nos 5 maiores estados
SÃO PAULO — Fundamentais para garantir espaço aos pré-candidatos à Presidência da República, os palanques dos maiores estados do país se transformaram em alvo de intensa disputa. A dez meses da eleição de 2022, fatores como desempenho nas pesquisas e estrutura partidária têm influenciado a formação das redes de apoio.
Leia: Aras dá sinais de que nem derrota por vaga no STF levará a postura mais ativa sobre Bolsonaro
Juntos, São Paulo, Minas, Rio, Bahia e Rio Grande do Sul concentram 53,5% (78,4 milhões) do total de eleitores do país. São esses locais que os presidenciáveis devem priorizar nos próximos meses para construir a rede de sustentação que os permita chegar ao Palácio do Planalto.
O cientista político Vitor Marchetti, professor da Universidade Federal do ABC, diz que os dados históricos mostram que os palanques estaduais “pesam muito” no desempenho do candidato a presidente. A exceção foi a disputa de 2018, considerada um ponto fora da curva por causa do forte sentimento antipolítica que denominou aquela eleição. Veja quais os palanques nos estados dos pré-candidatos à Presidência em matéria exclusiva para assinantes.
Sérgio Roxo
OGlobo.globo.com