JUSnoticias
Manoel Paulo Nunes, membro da (APL), faleceu na manhã desta quinta-feira (14) em Teresina, aos 96 anos
Professor e escritor Manoel Paulo Nunes, membro da APL, morre aos 96 anos
O professor e escritor Manoel Paulo Nunes, membro da Academia Piauiense de Letras (APL), faleceu na manhã desta quinta-feira (14) em Teresina, aos 96 anos. A informação foi confirmada através de uma nota de pesar divulgada pela APL.
O escritor estava internado desde o dia 01 de outubro em um hospital particular de Teresina, para tratamento de problemas pulmonares. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. “Ele tinha sido internado no mês passado, em setembro, passou quase um mês, voltou e ficou até hoje, quando faleceu”, disse ao Cidadeverde.com o filho do escritor, Paulo Eduardo Nunes.
Manoel Paulo Nunes deixa quatro filhos, cinco netos e dois bisnetos.
A nota, assinada pelo presidente da Academia Piauiense de Letras, jornalista Zózimo Tavares, ressalta o legado deixado por Manoel Paulo Nunes, primeiro ocupante da cadeira de número 38 da entidade.
“O falecimento do Mestre Paulo Nunes, líder de várias gerações, enluta APL e representa uma grande perda para o Piauí, que ele tanto elevou com inteligência e honradez. Ao tempo que expressa o seu profundo pesar à família e aos amigos, enaltece a sua extraordinária contribuição à educação e à cultura, atividades que abraçou desde a sua juventude, exercendo-as por toda a vida, de 96 anos, com devoção, brilho incomum e ética”, diz um trecho da nota de pesar.
O sepultamento deve acontecer na tarde desta quinta-feira (14), no cemitério Jardim da Ressureição, na zona sudeste de Teresina.
Nas redes sociais, amigos e familiares publicaram homenagens e destacaram a trajetória de Manoel Paulo Nunes, um dos intelectuais mais respeitados do Piauí.
Foto: arquivo pessoal
Trajetória
Nascido em Regeneração, em 1925, Manoel Paulo Nunes era bacharel em Direito, professor, conferencista, escritor, crítico literário e jornalista. Foi um dos fundadores da Universidade Federal do Piauí. Presidiu a APL de 1992 a 1995. Presidiu também o Conselho Estadual de Educação por vários mandatos.
O professor Cineas Santos, amigo de Paulo Nunes fez uma homenagem em sua rede social mostrando a grandiosidade do escritor.
Veja outras homenagens:
Aguarde mais informações
Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com