Esporte
Max Verstappen conquistou nona pole position da temporada 2021 da F1, no GP dos EUA
Holandês bateu rival já no fim da contagem da classificação e larga na prova deste domingo ao lado do piloto da Mercedes; Pérez parte na terceira colocação
Verstappen supera Hamilton no fim e leva 9ª pole de 2021, no GP dos EUA
Após dominar dois dos três treinos livres do GP dos EUA, a RBR confirmou o favoritismo para o fim de semana ao conquistar neste sábado a pole position da etapa, com Max Verstappen. O holandês garantiu sua nona pole do ano com a melhor volta de 1m32s910, superando Lewis Hamilton por 0s2 já na bandeirada da classificação. Colega de Verstappen na equipe austríaca e destaque dos treinos, Sergio Pérez larga em terceiro.
Max Verstappen conquistou nona pole position da temporada 2021 da F1, no GP dos EUA — Foto: Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
- Treino 1
- Treino 2
- Treino 3
Líder do campeonato, Verstappen foi o mais rápido do Q2 e do Q3, e figurou em primeiro em boa parte do Q1 antes de ter sua volta batida por Charles Leclerc. Recordista de pole positions do ano, o piloto de 23 anos largou da ponta pela última vez no GP da Itália, em setembro.
Ele nunca venceu no GP dos EUA, de volta à Fórmula 1 após se ausentar em 2020 devido à pandemia do coronavírus. Já Hamilton soma seis vitórias no Circuito das Américas em Austin, no Texas.
Max Verstappen, da RBR, foi o mais rápido do Q2 e do Q3 na classificação do GP dos EUA da F1 — Foto: Chris Graythen/Getty Images
Hamilton teve uma atuação mais apagada no começo da classificação, surgindo com força nos dois segmentos finais. Sua última volta chegou a superar Pérez e Verstappen, embora a diferença fosse pequena, de apenas 0s033; porém, o holandês respondeu no apagar das luzes.
Max Verstappen e Sergio Pérez comemoram resultado na classificação do GP dos EUA — Foto: Jared C. Tilton/Getty Images
Charles Leclerc, o mais rápido no Q1, e Carlos Sainz, sua dupla na Ferrari, completam as cinco primeiras colocações.
A largada do GP dos EUA será às 16h deste domingo (horário de Brasília). O ge acompanha a etapa em tempo real.
Resultado
Resultado da classificação do GP dos EUA da F1 — Foto: F1
*Valtteri Bottas perde cinco posições no grid de largada por trocar o motor de combustão interna (ICE) de sua unidade de potência
** Fernando Alonso larga do fim do grid após fazer sua quarta substituição de todos os componentes do motor
*** Sebastian Vettel também começará a prova nas últimas colocações por trocar a unidade de potência
**** George Russell é outro piloto que parte do fundo do grid após trocar o motor de sua Williams
Os três primeiros
VERSTAPPEN: “Foi emocionante lá ! A primeira e terceira colocações para a equipe, é um desempenho muito forte. Espero ter um bom começo de prova amanhã para buscar o melhor resultado possível”.
HAMILTON: “Eu dei tudo de mim. A RBR foi incrivelmente rápida, mas estou feliz com minha última volta porque acho que era tudo o que tínhamos”.
PÉREZ: “Sim, bem, estávamos muito próximos na última volta, acho que fizemos um ótimo trabalho como equipe. Amanhã será uma corrida muito longa, acho que a posição de largada não é muito relevante, vai haver muita degradação destes pneus. Estou ansioso por isso!”.
Q1 – 18 minutos e cinco eliminados
A Mercedes foi coadjuvante no segmento inicial, dominado pela RBR. Trazendo Sergio Pérez por perto, Max Verstappen anotou a melhor marca provisória e recuperou a liderança após ser momentaneamente superado por Daniel Ricciardo; porém, a diferença entre os carros nas primeiras colocações foi pequena ao longo do Q1, em geral abaixo dos 0s1.
Charles Leclerc guia carro da Ferrari no sábado do GP dos EUA da F1 2021 — Foto: Mark Thompson/Getty Images
Na bandeirada, no entanto, Charles Leclerc surpreendeu ao anotar 1m34s153 para tomar a liderança de Verstappen; o piloto da Ferrari já havia feito a primeira melhor volta da sessão antes de ser superado pelo holandês. No fim, Antonio Giovinazzi saiu de traseira e rodou na pista quando iniciava sua última tentativa, na curva 2, mas conseguiu avançar para o Q2.
Q1. — Foto: Q1.
ELIMINADOS
16º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
17º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
18º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
19º MICK SCHUMACHER (HAAS)
20º NIKITA MAZEPIN (HAAS)
Q2 – 15 minutos e cinco eliminados
Com os pneus médios, a RBR conseguiu ampliar a vantagem sobre as Mercedes. Verstappen superou ainda nos minutos iniciais a volta de Hamilton, anotando 1m33s464 com uma diferença de 0s3 sobre o rival, ocupando a primeira colocação. Os limites de pista voltaram a incomodar os pilotos; Pérez e Ricciardo tiveram as voltas deletadas antes de recolherem os carros para o final do Q2.
Max Verstappen foi o mais rápido do Q2 na classificação do GP dos EUA — Foto: Jared C. Tilton/Getty Images
No fim do segmento, as primeiras posições se mantiveram, com Lando Norris, Leclerc e Bottas completando o top 5. George Russell saiu da pista e teve sua última volta deletada, perdendo a chance de avançar ao Q3. Por outro lado, Yuki Tsunoda garantiu a última vaga ao empurrar Esteban Ocon para 11º, apesar do francês da Alpine ter contado com a ajuda do vácuo deixado pelo colega Fernando Alonso.
Q2. — Foto: Q2,
ELIMINADOS
11º ESTEBAN OCON (ALPINE)
12º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
13º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
14º FERNANDO ALONSO (ALPINE)
15º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
Q3 – dez minutos e disputa pela pole
Hamilton foi o primeiro a passar pela liderança com a volta de 1m33s564, sendo superado consecutivamente por Bottas, Verstappen e Pérez, com 0s3 de vantagem sobre o heptacampeão da Mercedes. No retorno para a pista, já nos segundos finais do segmento, Hamilton fez a melhor volta, tendo Pérez e Verstappen atrás dele – o holandês a apenas 0s080. Porém, a tentativa derradeira do líder do campeonato valeu 1m32s910 e a pole position no Circuito das Américas.
Arte de horários e infos do GP dos EUA — Foto: Infoesporte
Por Redação ge — Austin, Texas