(PSN) ELEIÇÕES MUNICIPAIS / 2020
MDB “Dr. Pessoa”, Agora e pra valer, rumo ao Palácio da Cidade 2020
Essa é a segunda vez que ele disputa o cargo de prefeito da maior cidade do estado. Coligação deve ter 90 candidatos a vereador neste pleito.
MDB oficializa candidatura de Dr. Pessoa à Prefeitura de Teresina
O partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou nesta terça-feira (15) a candidatura do médico José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa, à Prefeitura de Teresina. Essa é a segunda vez que ele disputa uma vaga para a chefia do executivo da capital. O candidato a vice na chapa é Robert Rios (PSB).
A candidatura dele terá coligações entre o MDB, PSB e o PRTB. A convenção foi feita de forma presencial e houve aglomeração de pessoas no local. Coligação deve ter 90 candidatos a vereador neste pleito.
“Quero trabalhar nessa coligação para melhorar políticas públicas, principalmente quanto à habitação e acesso dos mais carentes à saúde de mais qualidade, aproveitando minha experiência na medicina, defendendo o que diz a Organização Mundial de Saúde, as autoridades de saúde, seguindo protocolos aprovados pela ciencia. Minha gestão será pautado por parecer técnico e não político”, declarou.
Perfil
Nascido em Água Branca (PI), Dr. Pessoa tem 74 anos, é filho de agricultores e tem três filhos. Foi alfabetizado apenas ao 15 anos. Em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO), RJ. Especializou-se em Cirurgia Geral, Saúde Pública, Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho e é titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Rio de Janeiro e Mestre em Saúde da Família e foi diretor de diversas unidades de saúde no Rio de Janeiro e no Piauí.
Atualmente é professor na Universidade Federal do Piauí – UFPI e coordenador do Curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI, coordenador de monitores do curso de Urgências Médica e Cirúrgicas na UFPI.
Iniciou sua trajetória política em 1988, quando candidatou-se a prefeito de Lagoinha do Piauí, mas não venceu as eleições. Em 1996 foi candidato a prefeito de Água Branca, mas só conseguiu ser eleito em 2000 como vereador de Teresina e foi reconduzido por três mandatos seguidos, em 2004, 2008 e 2012. Em 2014 foi eleito deputado estadual. Em 2016 disputou as eleições para prefeito e ficou em segundo lugar. Em 2018, candidatou-se ao Governo do Piauí, ficando novamente em segundo lugar.
Por Murilo Lucena e Maria Romero, G1 PI / Foto: Capa (Google Portalodia.com)