SIGA O 24H

Esporte

Na semifinal, o Furacão encara o Peñarol-URU – a ida fora (22 de setembro)

Publicado

em

Compartilhar isso...

Athletico sofre mais que deveria diante da LDU, mas chega à semifinal da Sul-Americana e mostra força

Furacão se classifica no limite com poder de reação e heróis improváveis. Athletico enfrenta o Peñarol, na semifinal, em setembro

Com drama e poder de reação, o Athletico ganhou da LDU por 4 a 2 na quinta-feira, na Arena da Baixada, e se classificou para a semifinal da Sul-Americana. O Furacão, agora, encara o Peñarol-URU em 22 (fora) e 29 de setembro (casa).

O time atleticano tinha perdido na ida por 1 a 0, em Quito, e precisava vencer por dois gols de diferença para avançar. Conseguiu. Só que o confronto com virada épica trouxe uma emoção que não era esperada.

O Athletico tem mais time, elenco e padrão de jogo que o adversário, que vinha de troca de treinador e uma temporada sem brilho. Mesmo assim, a equipe rubro-negra flertou com a eliminação e precisa corrigir os erros, principalmente defensivos, para a temporada.

Nos últimos seis jogos, o Furacão levou 10 gols. Os comandados de António Oliveira só não levaram gol em uma das últimas 17 partidas. É, sim, preocupante.

Destaque em 2021, Terans teve noite apagadíssima. Se por um lado é bom marcar quatro gols sem uma dependência, também é preciso que o meia-atacante tenha atuações melhores na próxima fase. Christian e Bissoli, com dois gols cada, foram os heróis improváveis.

Ainda assim, o Furacão chega à semi e busca o bicampeonato. A força em buscar o resultado com tanta adversidade traz confiança para um clube que tem quartas da Copa do Brasil pela frente e briga por Libertadores no Brasileirão.Os gols que tomamos surgiram de erros e tentamos corrigir. Sempre fomos uma equipe muito consciente, organizada. Continuem a acreditar, porque vai valer a pena acreditar nesses jogadores— António Oliveira, em entrevista coletiva

  • Ficha técnica de Athletico x LDU
  • Estatísticas do Furacão em 2021

A escalação teve a volta do esquema com dois zagueiros e algumas novidades no time: as voltas de Santos e Thiago Heleno, além da entrada pontual do vendido Vitinho e da surpresa Bissoli no ataque.

O Athletico começou o jogo de forma agressiva e finalizou duas vezes nos minutos iniciais, a principal uma cabeçada de Thiago Heleno. Mas, em erro raro de domínio de Nikão, a LDU armou o contra-ataque e, na falha de Marcinho, Amarilla antecipou e abriu o placar.

O gol abalou a equipe, que precisava de três gols para se classificar. O time ficou meio anestesiado em campo até Christian girar na marcação no meio, driblar outro adversário e marcar um golaço. Pouco depois, em roubada de bola na lateral, Bissoli atraiu a marcação e abriu espaço para Christian disputar a bola e tocar na saída do goleiro.

A virada antes dos 30 minutos indicava que o terceiro gol sairia naturalmente. Vitinho, Terans e Bissoli finalizaram com perigo. Contudo, em bobeira do sistema defensivo, o time perdeu a bola em cobrança de lateral e Jhojan Julio recebeu livre, ainda driblou Marcinho e bateu forte para igualar.

Na volta do intervalo, o Furacão não começou em um ritmo frenético como na etapa inicial e teve paciência. Pouco depois, Erick entrou na vaga de Richard para acelerar mais as jogadas.

A equipe que tentava construir muito por dentro, como na imagem acima, passou a também usar as ultrapassagens de Marcinho pela direita. Nikão, que não ficava preso em seu setor, estava no lado invertido e virou o jogo para Marcinho. Ele cruzou para Terans, sumido em campo, cabecear. Gabbarini rebateu e Bissoli estufou as redes.

O Athletico continuou no campo de ataque e buscava espaços, em um adversário que também sentia o mau momento. António Oliveira, na beira do campo, insistia que jogadores entrassem na área quando a bola entrava em Nikão ou Marcinho – no terceiro gol, seis atletas estavam na região no cruzamento.

E, quando Nikão recebeu pela esquerda, Christian infiltrou, girou e foi segurado na área. Na cobrança de pênalti, Bissoli soltou uma bomba no meio e fez o gol da classificação.

Nos 30 minutos que faltavam, o Furacão se mostrou seguro defensivamente, com exceção de um lance que Cruz finalizou perto da pequena área por cima do travessão. A LDU nem conseguiu fazer um abafa de pressão, normal na reta final do jogo.Nós temos uma crença no nosso processo. Eu disse aos jogadores que eles iam dar a classificação ao clube, com a sua perseverança e com a sua resiliência— António Oliveira

Athletico x LDU — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Athletico x LDU — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Na semifinal, o Furacão encara o Peñarol-URU – a ida fora (22 de setembro) e a volta em casa (29 de setembro). O time uruguaio passou pelo Sporting Cristal-PER, com duas vitórias: 3 a 1 (fora) e 1 a 0 (casa).

Athletico volta a campo no domingo, diante do Corinthians, pela 17ª rodada do Brasileirão. O Furacão é o sexto colocado, com 23 pontos.

Próximos jogos do Athletico 🌪️

  • Athletico x Corinthians: 22/08, domingo, 18h15 – Baixada
  • Athletico x Santos: 25/08, quarta, 19h – Baixada
  • Palmeiras x Athletico: 28/08, sábado, 21h – Allianz Parque
  • Athletico x FC Cascavel: 01/09, quarta-feira, 15h20 – Baixada
  • Athletico x Sport: 05/09, domingo, 18h15 – Baixada
  • FC Cascavel x Athletico: 09/09, quarta-feira, 15h20 – Olímpico Regional
  • América-MG x Athletico: 11/09, sábado, 16h – Independência
  • Santos x Athletico: 14/09, terça-feira, 21h30 – Vila Belmiro

Por Guilherme Moreira — Curitiba

Ge.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade