ELEIÇÕES 2024
Não é qualquer adesão, trata-se de um um adversário, pré-candidato a prefeito que declinará de sua pré-candidatura
Pré-candidato a prefeito de Teresina anunciará adesão a Fábio Novo próxima semana
Uma alta adesão ao deputado Fábio Novo (PT) deve acontecer na próxima semana. A coluna já tem o nome, mas por pedido da fonte, irá resguardar a informação até o anúncio oficial. Não é qualquer adesão, trata-se de um um adversário, pré-candidato a prefeito que declinará de sua pré-candidatura para entrar na campanha do petista. Tudo articulado no andar de cima (leia-se: Palácio de Karnak).
Aguarde e confie
A vida é a assim: você planeja uma coisa, e vem o mundo e atropela. A política é parte da vida, obviamente. Uma fonte ouviu das altas cabeças do Palácio de Karnak a confissão: “Tivemos que antecipar a escolha, o ideal seria trabalhar um nome só no final do ano, mas aí perderíamos seis meses de (pré)campanha”. Já que foi o jeito, o Governo entrou e não quer perder.
Quem tem a força
Além da adesão, costurada com bastante conversa e convencimento, o entorno do Karnak promete ainda mais ação, por assim dizer, da máquina no segundo semestre, em nova fase da corrida eleitoral em Teresina. “O Governo não entrou nem com 1% da força”, avisou um importante político do xadrez rafaelista. É o tudo ou nada.
Pra depois
Há esforço do lado do presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, para esticar um pouco mais o prazo para a escolha do candidato a prefeito de Teresina pelo PT. Ideal mesmo, seria janeiro do ano que vem. Quem decide o calendário é o diretório municipal, presidido por Cícero Magalhães, que é 1000% pró-Franzé. Se o prazo mudar, Franzé ganha gás.
Verdade seja dita
A coluna cita fontes históricas, mas costuma ouvir as melhores frases no dia a dia, em meio a conversas corriqueiras. Essa é pinçada de um diálogo com um importante político, líder de um grupo relevante na seara eleitoral: “Mais importante do que poder é a perspectiva de poder”. Mais verdadeiro, impossível.
Tréplica
Um vereador de Teresina ficou chateado ao ler a coluna de ontem sobre a resposta do Palácio de Karnak às queixas dos parlamentares sobre espaços e prestígio. A coluna perguntou se ele queria responder ao importante interlocutor do Governo. “Quero não, resposta boa é resposta na hora certa. Quem quer pegar galinha, não diz xô”. Então…
Muro das lamentações
Um secretário que passou recentemente na Câmara de Teresina saiu cansado: “Cabeça doendo de tanto ouvir lamentação”, resumiu ele. As queixas vão de liberação de emendas a formação das chapas proporcionais, que seguem em atmosfera de embates.
A captura
O tempo é irrecuperável. Quanto mais cedo se inicia uma pré-campanha, mais chances de sucesso e possibilidades de ajustar a rota, corrigindo o que não funciona. Nesse caso, pensando nas estratégias apontadas por Dick Morris, ao analisar os candidatos à presidência dos Estados Unidos, as perguntas que devem ser feitas são: “Como proceder para dividir os inimigos e conquista-los?”, “O que pode induzir um adversário a entrar num caminho de autodestruição?”. Alguém arrisca a resposta?
Foto do dia
O tema é produção de energia limpa no Nordeste. “Hoje apresentei uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Congresso para destinar recursos federais para a produção de energia limpa. Nossa região é privilegiada, 84% da energia eólica do País é produzida aqui. E temos outros potenciais, como a incidência do sol e fatores geográficos privilegiados”, destacou, de volta à Brasília, o deputado federal Jadyel Alencar. Ele quer aprovar o texto já no orçamento 2024. Com o Governo Lula aberto a uma agenda mais inclusiva à defesa do meio-ambiente, a projeção é de aprovação.
A frase para pensar
“Os amadores buscam o sol e se queimam, o poder fica nas sombras”, personagem Lewis Strauss, interpretado por Robert Downey Jr. no filme “Oppenheimer” (2023), dirigido por Christopher Nolan.
Sávia Barreto
Cidadeverde,com