SIGA O 24H

Politica

“Não precisa de milagre, precisa ter regras que sejam cumpridas e assumidas”, disse o prefeito eleito

Publicado

em

Compartilhar isso...

Silvio Mendes reúne novo secretariado na segunda para definir metas na gestão

O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), vai reunir os futuros secretários da sua gestão, na próxima segunda-feira (2), para cobrar metas e prazos para execução de projetos em cada pasta, a serem feitos a partir de 2025. “Não precisa de milagre, precisa ter regras que sejam cumpridas e assumidas com responsabilidade por cada secretário”, disse.

“A gente tem que trabalhar com metas e prazos. Então, segunda-feira, quero saber que metas são essas em cada órgão que a gente vai cuidar da cidade. E, naturalmente, divulgar, porque a população acompanha e fiscaliza. É importante que a população participe, afinal de contas, a nossa missão é servir”, afirmou em entrevista à TV Clube.

De acordo com o prefeito eleito, o foco da gestão será enxugar a máquina pública e reduzir a burocracia dos processos por meio da tecnologia, visando a economia nos gastos da prefeitura.

“Queremos reduzir a burocracia, com a tecnologia digital; apressar os processos, por exemplo, a liberação de alvarás, que se possa fazer uma matrícula ou marcar uma consulta mais rápido. Se a máquina for pesada, como é atualmente, é possível não só diminuir essa burocracia, mas diminuir as despesas. Teresina não é uma cidade rica, temos que fazer um esforço grande para atender as necessidades da população, seja o remédio no hospital, seja o buraco consertado na rua. É preciso que cada real seja bem aplicado por aquele que pagou a conta”, declarou.

Equipe de Transição

Silvio Mendes mencionou que a equipe de transição identificou algumas licitações e contratos com valores altos sendo firmados nas últimas semanas pela atual gestão. Segundo ele, os órgãos de controle estão sendo acionados para averiguar a legalidade dessas transações.

“Tem licitações maiores, como a da limpeza pública, o Tribunal de Contas está atento, já deu orientações sobre como nós devemos proceder. Ontem fui surpreendido por uma notícia dada pelo Ismael, de uma licitação para ensino de inglês na rede municipal. São 283 milhões de reais. Eu acho que não é momento de se fazer isso, até porque o ensino de português caiu, antes a gente alfabetizava 96 crianças de cada 100, hoje são 54. São as informações que recebi da nossa equipe”, completou.

Reforma administrativa

O prefeito eleito já afirmou que será encaminhado para a Câmara Municipal um projeto de reforma administrativa ainda em 2024, antes de assumir a prefeitura.

O projeto prevê a extinção de sete pastas – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação; Secretaria de Produção Agropecuária; Secretaria de Economia Solidária; SAAD Sul II; SAAD Sudeste II; Coordenadoria de Segurança; Coordenação de Direitos Humanos – e criação de duas – Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Relações Institucionais.

Segundo Silvio Mendes, com a reforma administrativa, serão 301 cargos extintos, gerando uma economia de quase R$ 1 milhão por mês. “São extintas sete secretarias ou correspondentes e criadas duas. A Secretaria de Segurança Pública, que tem um correspondente no Governo Federal para que a gente possa receber recursos”.

Kelvyn Coutinho

Portalclubenews.com

JUSNOTICIAS / NOTICIAS DE CAMPO MAIOR-PI / POLITICA / ESPORTES BACHAREL EM DIREITO / JORNALISTA - DRT 2590/PI RADIALISTA DRT 966/PI PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO PORTALSN

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade