SIGA O 24H

Esporte

Neste cenário, o Inter não seria obrigado a ganhar do Sport no Beira-Rio

Publicado

em

Compartilhar isso...

Ganhar é obrigação para o Inter?

Sim e não. Conceitualmente, numa competição esportiva, ganhar, empatar e perder são as alternativas possíveis sujeitas a um contexto onde, em se tratando de futebol, o pior ganha do melhor com muita frequência. Neste cenário, o Inter não seria obrigado a ganhar do Sport no Beira-Rio, mesmo que tenha feito 5×3 no primeiro turno jogando em Pernambuco. Fossem robôs os disputantes, era legítimo partir do princípio da obrigação da vitória por parte dos melhores robôs. Sem emoção qualquer, vigoraria só a qualidade superior de cada um comparado ao rival. Sendo assim, ganhar seria obrigação de quem reunisse os melhores robôs.

Por outro lado, saindo do conceito, do politicamente correto e de um certo romantismo, o Inter está obrigado, sim, a ganhar do Sport Recife no Beira-Rio amanhã às sete da noite. Quem quer ser campeão brasileiro depois de 41 anos não tem margem de negociação de ponto ao enfrentar um time tão inferior. Precisa simplesmente cumprir sua missão, que nada mais é do que a obrigação de fazer três pontos, retomar quatro de vantagem sobre o segundo lugar com quem ainda vai se bater na próxima semana. Menos do que vencer o Sport é abrir o lado para a remontada de um time que é superior ao do Inter, o Flamengo.

Abel Braga, técnico Inter — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Inter

Abel Braga, técnico Inter — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Inter

Então, na vida real, esta que nos assombra todos os dias pela imprevisibilidade em tempos tão insanos e insensatos em que você nunca sabe de onde pode vir a bala, o Inter tem obrigação de ganhar do Sport se quer mesmo ser campeão brasileiro. Depois, teria gordura para pontuar contra Vasco e Flamengo, não necessariamente com vitória, e por fim ganharia do Corinthians no Beira-Rio para ser tetracampeão do Brasil.

Neste ínterim, nada impede que o Atlético-MG perca ponto para o Fluminense amanhã – me parece muito provável que aconteça –, ou que o Flamengo deixe pontos para o Corinthians no Maracanã no próximo domingo. O Inter jogará imediatamente após o concorrente direto. O Flamengo joga às quatro da tarde, o Inter, às seis e quinze do início da noite carioca. Talvez até, no melhor dos cenário, jogue para ser campeão brasileiro com vitória sobre o Vasco da Gama.

Antes disso, porém, precisará cumprir o destino de um legítimo candidato ao título. Terá que vencer o Sport no Beira-Rio.

Por Maurício Saraiva

Comentarista da RBS TV / Globoesporte.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade