Esporte
No Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes, desde 2006, nunca um vice-campeão superou os 74 pontos.
Veja o que o Botafogo precisa para chegar na “pontuação mágica” do título
Time tem nove pontos de vantagem na liderança do Brasileirão a 12 rodadas do fim
No Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes, desde 2006, nunca um vice-campeão superou os 74 pontos. Ou seja, na teoria, 75 pontos é um “número mágico” para a conquista do título. Com larga vantagem na liderança, o Botafogo precisa de um aproveitamento de 55,5% até o fim do Brasileirão para alcançar essa marca.
Botafogo comemora vitória sobre o Fluminense no Maracanã — Foto: Vitor Silva / Botafogo
Para chegar a esse número, o Botafogo precisaria de um aproveitamento abaixo do seu atual, que é de 70%. Com 55 pontos, a equipe comandada por Lúcio Flávio terá que conquistar pelo menos 20 dos 36 pontos em disputa até o fim da competição, o que significa 55% da pontuação nos 12 jogos que faltam.
O aproveitamento de 55% nos resultados corresponde ao desempenho de um clube no grupo dos seis primeiros colocados. Quinto na tabela, o Flamengo tem 56%, seguido pelo Fortaleza, sexto, com 53%.
Para Red Bull Bragantino, vice-líder com 46 pontos, Grêmio, Palmeiras e Flamengo, que têm 44 pontos, a “missão pelos 75” é relativamente mais complicada.
Assista também
1 minGlobo Esporte RJFica Triste Não – Lúcio Flávio, o passageiro da agonia
3 minge.globoFluminense goleia o Botafogo por 6 a 0 na ida da final da Copa Rio sub-20; veja os gols
3 minBrasileirãoCuiabá 0 x 0 Cruzeiro | Melhores momentos | 26ª rodada do Brasileirão 2023Reveja
Líder Botafogo é o melhor visitante do Brasileirão
O Bragantino precisaria conquistar 29 pontos em 36 possíveis – 80,5% de aproveitamento. Grêmio, Palmeiras e Flamengo teriam que somar 31, o que corresponde a 86,1% da pontuação nas últimos 12 rodadas.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Conheça Lúcio Flávio pelos olhos de Dodô, Jefferson, Herrera e Joel Santana+ Do eclipse ao Carnaval: as coincidências entre 1995 e 2023 que empolgam o torcedor do Botafogo
O Botafogo ainda enfrentará Palmeiras, Grêmio e Bragantino em confrontos diretos contra seus perseguidores mais próximos. Destes, apenas o último será fora de casa. A equipe comandada por Lúcio Flávio volta aos gramados nesta quarta-feira para enfrentar o América-MG, no Independência.
Por Redação do ge — Rio de Janeiro