Cidade
“Nós queremos presentear a cidade por meio de uma ação concreta
Cortejo visita gabinetes e salas na abertura da primeira Vila de Natal da Alepi
Evento acontece no primeiro final de semana de dezembro na Esplanada da Alepi
Com muita animação, a Jingle Bell Band abriu, nesta quarta-feira (29), o calendário da primeira Vila de Natal da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) convidando todos os presentes na Casa para o evento. A partir das 17h30 de sexta-feira (01), a Esplanada da Alepi, na avenida Marechal Castelo Branco vai oferecer a toda a população feira de Natal, animação para as crianças e muito espírito natalino.
“Nós queremos presentear a cidade por meio de uma ação concreta. Que possamos trazer as nossas crianças e, cada vez mais, revigorar esse espírito natalino e trazer ele para o nosso dia a dia”, celebrou o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT)
O evento começa na sexta-feira e segue até domingo. Na programação dos três dias haverá a chegada do Papai Noel junto à Jingle Bell Band e nos dois primeiros a apresentação do Coral da Alepi. Em cada um dos dias vai ter espetáculos especiais. Na sexta, a Orquestra Sanfônica abre a Vila de Natal. No sábado, o Corpo de Baile do Teatro do Boi faz a apresentação “Natal de Cada Campo” e também vai ter a Turma do Leleco. No domingo, o evento é encerrado com o espetáculo “Uma História de Natal”.
O cortejo da Jingle Bell Band já mostrou o impacto esperado pela primeira grande programação de Natal da Alepi. Ueliton Soares trabalha há 38 anos na Casa e elogiou a ação que nunca tinha visto durante esse tempo servindo o Legislativo. “Eu tô adorando porque aproxima mais o servidor, o povo e os parlamentares”, disse.
Os artistas da Jingle Bell Band também ficaram entusiasmados com o cortejo. O grupo reúne piauienses e reverbera o espírito natalino tocando em família. O sucesso da banda, que começou inspirada do Natal Luz de Gramado (RS), onde alguns membros moraram por seis anos, fez com que este ano eles se apresentem em várias cidades do Piauí e em municípios do Ceará e do Maranhão.
Essa aproximação da Alepi com a cultura e com a população está na agenda do presidente da Casa. “Nós estamos em uma missão de, cada vez mais, aproximar a população da Assembleia, mas também criar dentro da Assembleia um clima onde deputados, deputadas e servidores possam se sentir em casa. Nesse período importante, que nos aproximamos do Natal, do nascimento de Cristo, é um momento que a gente quer criar, ainda mais, esse congraçamento”, afirmou Franzé Silva.
Sobre as apresentações artísticas
Orquestra Sanfônica de Teresina – É um projeto da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e trabalha há 10 anos no cenário musical piauiense. O grupo surge como forma de homenagem em vida a um dos maiores acordeonistas do país: Dominguinhos.É um dos principais responsáveis por divulgar e incentivar o estudo do Acordeom no estado e atualmente conta com 17 músicos; Dentre eles, acordeonistas, percussionistas e baixista. No repertório, é possível perceber uma mescla de elementos eruditos e populares, que ganham identidade própria com arranjos executados pelo timbre versátil do acordeom. Tendo percorrido boa parte do Nordeste, em apresentações; O grupo encanta e surpreende por se tratar de uma iniciativa de grande valor cultural e musical, pois se trata de uma das poucas orquestras Sanfônicas do Brasil
Jingle Bell Band – A formação da banca foi inspirada no Natal Luz da cidade de Gramado no Rio Grande do Sul. A Jingle Bell Band tem levado a animação do Natal com os instrumentos se sopro e performance em forma de cortejo para várias cidades do Piauí.
Natal de cada canto – É um trabalho pensado numa linguagem natalina variando nas movimentações de acordo com a região predominante onde o natal acontece, são coreografias que fazem parte do espetáculo “natal de cada canto” que retrata a diversidade cultural com suas manifestações mais fortes que se entrelaçam com as histórias que vão se comungando no percorrer da vida. O natal acontece “em cada canto” do seu jeito, da sua forma, na sua crença e sua cultura com variadas vertentes o natal acontece sem perder o brilho e o encanto natalino.
Coral da Alepi– O Coral da Alepi é formado por servidores e servidoras da Casa. Iniciou suas apresentações em maio deste ano e rapidamente se integrou nos eventos da Casa com a sua participação apresentando um repertório. Formado por pessoas que tem em comum o amor pela música. No Coral da Alepi servidores que já tem contato com a música e servidores que pela primeira vez cantam se apresentando ao público. Com intuito de estimular a coletividade e a interação dos servidores da casa. Formado por 32 coralistas, em sua maioria mulheres. Os ensaios acontecem semanalmente, com a regência dos professores Júnior Morais e João Gilberto. O Coral executa músicas que vão do gênero clássico ao popular, o que possibilita desfrutar dos mais diversos estilos musicais. O coral Assembleia que canta, se apresentou em diversos eventos nesta casa, tais como, festa das mães, aniversário da Alepi, feira do servidor microempreendedor, São João e na semana do servidor da Alepi.
Nícolas Barbosa – Edição: Katya D’Angelles
por Katya D’Angelles