Esporte
O Brasil está no Grupo B do Pré-Olímpico, ao lado de Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.
Com atletas cobiçados, técnico André Jardine pede foco na busca por uma vaga em Tóquio
Janela de transferências mexe com dia a dia da seleção brasileira às vésperas do Pré-Olímpico
Propostas, reuniões, exames médicos para assinatura de contrato… A janela de transferências mexe com o dia a dia da seleção sub-23 às vésperas da estreia no Pré-Olímpico.
Com diversos jogadores cobiçados no mercado, o Brasil inicia sua participação no torneio sul-americano neste domingo, contra o Peru, às 22h30 (de Brasília), na cidade de Armênia, na Colômbia.
+ CLIQUE AQUI e veja a tabela do Pré-Olímpico
Embora o técnico André Jardine pregue foco total na busca por uma vaga nos Jogos de Tóquio, inevitavelmente alguns atletas acabam dividindo as atenções com a janela. Isso ficou nítido na última quarta-feira, quando Reinier não viajou com a delegação canarinho para definir sua venda do Flamengo para o Real Madrid, da Espanha.
Antes de ser liberado, o meia-atacante já havia realizado exames médicos sob supervisão de médico do Real Madrid na Granja Comary, onde a Seleção estava treinando. O mesmo aconteceu com o Caio Henrique, lateral-esquerdo que está prestes a trocar o Fluminense pelo Grêmio. Na ocasião, um diretor do clube gaúcho também teve acesso ao local.
– O fato deles estarem concentrados aqui ajuda (a não pensar muito em transferências). Eles estão “full time” aqui com a gente. A gente tem dias que trabalha em três turnos e à noite ainda fazemos alguma reunião, alguma situação para eles. Obviamente que não conseguimos isolar eles do mundo externo, porque são atletas que estão acompanhando as coisas. A vida deles que está em jogo, a gente entende isso – declarou o treinador da Seleção, que ainda completou:
– A gente tem pedido a eles o máximo de foco, de concentração. São atletas de excelência, que com certeza sabem que nesse momento é fundamental estar de corpo e alma aqui, diariamente, com a cabeça no treinamento, porque eles já entenderam e têm consciência do tamanho da responsabilidade que nós temos. E vamos todos muito fortes para trazer essa vaga e a medalha!
Dentre os convocados, um dos que mais têm agitado a janela de transferências é o volante Bruno Guimarães, do Athletico-PR. Ele esteve próximo do Atlético de Madrid, mas o clube espanhol recuou nas negociações. Agora, Benfica, de Portugal, e Arsenal, da Inglaterra, disputam a contratação dele. O jovem de 22 anos, por sua vez, afirma que está focado no Pré-Olímpico e que evita ficar sabendo das tratativas sobre o seu futuro.
Nos próximos dias, o empresário e os pais de Bruno Guimarães chegarão à Colômbia. O mesmo ocorrerá com vários outros jogadores, que serão acompanhados de perto por seus agentes.
Outro que pode mudar de clube enquanto está com a Seleção é o goleiro Cleiton. O RB Bragantino apresentou uma proposta para tirá-lo do Atlético-MG. Já Ivan, seu companheiro de posição que pertence à Ponte Preta, foi sondado pelo Milan, de acordo com veículos de imprensa da Itália.
Os meias Pedrinho e Pepê também têm, com frequência, seus nomes ligados a possíveis transferências, mas por enquanto seguem no Corinthians e no Grêmio, respectivamente.
Quem já teve o destino selado é Nino, zagueiro adquirido pelo Fluminense junto ao Criciúma após empréstimo.
– Fico mais tranquilo agora. A minha vontade e a do clube foram feitas. Agora a concentração é toda aqui – disse Nino na chegada à Colômbia.
O Brasil está no Grupo B do Pré-Olímpico, ao lado de Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Os dois melhores avançam para o quadrangular final, e apenas dois se classificam para as Olimpíadas.
Por Bruno Cassucci — Armênia, Colômbia
Globoesporte.globo.com