Cidade
O diretor-executivo da ETURB, Ferreira, frisa que serão contempladas ruas em todas as zonas da cidade
Prefeito lança nesta terça (11) programa para asfaltar mais de 20 ruas de Teresina onde moram cadeirantes
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, lança nesta terça-feira (11), o projeto de asfaltamento das ruas em que moram cadeirantes. A meta é asfaltar 22 ruas em 40 dias na primeira fase da ação. O evento de lançamento acontece às 8h30 na Rua Nossa Senhora dos Remédios, bairro Macaúba, zona sul da cidade.
Os serviços serão executados pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB). “Essa é uma parceria da prefeitura com a Associação dos Cadeirantes. É também um desejo antigo do nosso prefeito, Doutor Pessoa, que, especialmente por ser médico, sempre se preocupou muito com a qualidade de vida da população de Teresina. Em tempo recorde, asfaltaremos ruas em todas as zonas da cidade para que as pessoas que têm mobilidade reduzida tenham garantido o seu direito de ir e vir com segurança”, afirma o diretor de Asfalto da ETURB, Juca Alves.
Segundo ele, serão investidos R$ 3,3 milhões somente na primeira fase do programa. “Quando o prefeito Doutor Pessoa teve esse problema de saúde e precisou ficar na cadeira de rodas, ele me pediu para agilizar esse programa. Sempre foi uma vontade dele, mas agora que sentiu na pele a dificuldade de locomoção nas ruas, ele se sensibilizou ainda mais. Nosso prefeito nunca parou de trabalhar, mesmo doente. Agora eu não vou medir esforços para concretizar esse plano tão nobre”, completa Juca Alves.
O presidente da ETURB, João Duarte, destaca que substituir o calçamento pelo asfalto traz inúmeros benefícios às pessoas com dificuldade de locomoção, entre eles, a possibilidade de maior independência.
“Estamos muito animados com essa obra porque, por meio dela, vamos atender pessoas que sofrem todos os dias quando precisam sair de casa. Ruas bem asfaltadas promovem a independência e a inclusão de cadeirantes na sociedade. A acessibilidade adequada permite que essas pessoas participem ativamente da vida comunitária, acessem serviços públicos, como escolas e hospitais, e desfrutem de espaços públicos, como parques e praças. Uma infraestrutura inclusiva contribui para a igualdade de oportunidades e para a melhoria da qualidade de vida”, pontua o presidente João Duarte.
O diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira, frisa que serão contempladas ruas em todas as zonas da cidade. “Na primeira fase do programa, faremos o asfaltamento de 22 ruas, sendo 13 na zona sul, 4 na zona norte, 4 na zona sudeste e 1 na zona leste. Mas o trabalho não vai parar por aí. Teremos também outra fase do projeto, na qual serão contempladas ainda mais ruas”, declara o gestor.
Edmilson Ferreira acrescenta que, no total, serão asfaltados 41,3 km na primeira fase. As vias contempladas serão:
1) Quadra 53 – Promorar, zona sul
2) Quadra 54 – Promorar, zona sul
3) Rua Coelho Neto – Lourival Parente, zona sul
4) Rua entre as quadras 60 e 61 – Promorar, zona sul
5) Rua Nossa Senhora dos Remédios – Macaúba, zona sul
6) Rua Paulo Bona Andrade – Santo Antônio, zona sul
7) Rua Riachuelo – Vermelha, zona sul
8) Rua João de Deus Martins – Angelim, zona sul
9) Rua Santa Joana D’Arc – Santa Luzia, zona sul
10) Quadra 71 – Bela Vista II, zona sul
11) Rua Buriti dos Lopes – São Pedro, zona sul
12) Rua Império – Angelim, zona sul
13) Rua Machado de Assis – Lourival Parente, zona sul
14) Rua Barras – Memorare, zona norte
15) Rua Confins – Parque Wall Ferraz, zona norte
16) Rua Inv. Chico Honorato – Santa Rosa, zona norte
17) Rua Mariano Barroso – Cidade Industrial, zona norte
18) Avenida Luiz Vieira – Deus Quer, zona sudeste
19) Rua Professora Maria das Graças Sérgio – Santana, zona sudeste
20) Rua Cananeia – Brasilar, zona sudeste
21) Rua Itapessununga – Beira Rio, zona sudeste
22) Rua Salinópolis – Verde Lar, zona leste
Pmt.pi.gov.br