Piauí
O estados do Piauí está sob alerta de chuvas intensas
Mais de 50 cidades do Piauí estão sob alerta de chuvas intensas, diz INMET
O INMET comunicou que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Mais de 50 cidades das regiões Sudoeste e Sudeste do Piauí estão sob alerta amarelo (perigo potencial) de chuvas intensas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso foi emitido na manhã desta segunda-feira (04) e a previsão para finalizar é às 10h desta terça-feira (05).
Além do Piauí, outros 10 estados e o Distrito Federal serão afetados por chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Além disso, o INMET comunicou que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os estados que estão sob alerta são: Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. O instituto ressaltou que em caso de rajadas de vento é indicado que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois existe leve risco de queda e descargas elétricas.
O INMET ainda realizou as seguintes instruções: não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Caso necessário, os populares podem entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
NA CAPITAL: Teresina teve chuva abaixo da média em novembro/2023
Em novembro deste ano, Teresina (PI) registrou apenas 8,8 milímetros (mm) de chuva na estação meteorológica automática (código: A312) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na capital piauiense. O volume total de chuva ficou aproximadamente 80% abaixo da média climatológica de 1991/2020 (média histórica) para o mês, que é de 44,8 mm.
Com esse valor, novembro/2023 é o quarto menos chuvoso da série histórica para os meses de novembro, perdendo apenas para os anos de 2015 (0,0 mm), 2012 (2,6 mm) e 2016 (6,8 mm). Ao todo, Teresina teve quatro dias com chuva (acima de 1,0 mm) em novembro/2023, sendo que o maior volume acumulado em 24h ocorreu no dia 03/11, com 2,4 mm. Em novembro de 2022, a cidade teve oito dias com chuva e registrou 122,2 mm no mês.
CONFIRA AS CIDADES AFETADAS:
- Alvorada do Gurguéia
- Anísio de Abreu
- Antônio Almeida
- Avelino Lopes
- Baixa Grande do Ribeiro
- Barreiras do Piauí
- Bertolínia
- Bom Jesus
- Bonfim do Piauí
- Brejo do Piauí
- Canavieira
- Canto do Buriti
- Caracol
- Colônia do Gurguéia
- Corrente
- Cristalândia do Piauí
- Cristino Castro
- Curimatá
- Currais
- Eliseu Martins
- Flores do Piauí
- Floriano
- Gilbués
- Guadalupe
- Guaribas
- Itaueira
- Jerumenha
- João Costa
- Júlio Borges
- Jurema
- Landri Sales
- Manoel Emídio
- Marcos Parente
- Monte Alegre do Piauí
- Morro Cabeça no Tempo
- Pajeú do Piauí
- Palmeira do Piauí
- Parnaguá
- Pavussu
- Porto Alegre do Piauí
- Redenção do Gurguéia
- Riacho Frio
- Ribeiro Gonçalves
- Rio Grande do Piauí
- Santa Filomena
- Santa Luz
- São Braz do Piauí
- São Gonçalo do Gurguéia
- São Raimundo Nonato
- Sebastião Barros
- Sebastião Leal
- Tamboril do Piauí
- Uruçuí
- Várzea Branca
Por Jéssica Dayane
Meionorte.com