Cidade
O governador enfatizou que as reformas garantem serviços de maior qualidade e segurança para os passageiros.
Rafael Fonteles participa de inauguração da ampliação do Aeroporto de Teresina
O governador Rafael Fonteles e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, participaram, nesta segunda-feira (16), da solenidade de inauguração da modernização do Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina. As intervenções foram realizadas pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto. Ao todo, foram investidos R$ 166 milhões nas melhorias.
Entre as intervenções, destacam-se a ampliação da sala de embarque, que agora ocupa 2.480 m², com dois novos portões de embarque; um canal de inspeção equipado com três aparelhos de raio-X e a construção de oito novas posições para aeronaves. O terminal também ganhou uma sala de embarque no segundo piso, mais espaçosa e confortável, além de melhorias na área de check-in, instalação de elevadores, escadas rolantes e um canal de inspeção mais eficiente. As obras foram concluídas em 418 dias sem impactar o funcionamento diário do aeroporto.
Rafael Fonteles enfatizou que as reformas garantem serviços de maior qualidade e segurança para os passageiros. “Temos um aeroporto muito mais moderno, confortável, seguro e nós temos uma vantagem que é o de estar dentro da cidade, ou seja, o tempo de deslocamento do aeroporto para os hotéis é um tempo muito curto”, afirmou o governador.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, destacou o impacto positivo da modernização da estrutura na economia local e no turismo, além da geração de empregos proveniente de nova demanda turística. “Essa reforma é fundamental para o desenvolvimento do estado, para o fortalecimento do turismo de lazer e de negócios. Este ano o aeroporto vai crescer mais de 5% com gente de todo o brasil e do mundo vindo conhecer o estado. A cada quatro turistas vindo conhecer o estado, é um emprego gerado para a população”, declarou o gestor.
O CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, reforçou o aumento da capacidade operacional do terminal, sendo possível o atendimento de mais de 5 milhões de passageiros anualmente. “O aeroporto aumentou em cinco vezes a área física dele, então o aeroporto está completamente reformulado e maior. Esse aeroporto deve fechar este ano acima de um milhão de passageiros, mas consegue chegar claramente, com essa estrutura de terminal, a abarcar de 5 a 6 milhões de passageiros tranquilamente”, detalhou o gestor.
O Aeroporto Petrônio Portella registrou, no primeiro semestre de 2024, cerca de 540 mil passageiros, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, o terminal opera sete rotas diretas para destinos como Guarulhos, Viracopos, Confins, Brasília, Recife, Fortaleza e São Luís. Diariamente, cerca de três mil pessoas embarcam e desembarcam na capital piauiense. O sítio aeroportuário ocupa uma área de 1.281.678 m².
Pi.gov.br