Economia
O Governo Federal estuda o benefício para a aquisição de peças às aeronaves.
Marcelo Castro diz que Fundo de Aviação pode evitar suspensão de voos da Azul
O senador da República, Marcelo Castro (MDB-PI), defendeu utilizar recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para evitar o cancelamento dos voos da Azul Linhas Aéreas nas cidades de São Raimundo Nonato e Parnaíba. O Governo Federal estuda o benefício para a aquisição de peças às aeronaves.
Os voos comerciais serão suspensos nas duas cidades a partir do dia 10 de março de 2025. A Azul alegou o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar (moeda americana), somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
“A diretoria da Azul se comprometeu em dar uma resposta ao ministro (do Turismo) Celso Sabino. O Governo Federal também está se comprometendo, no Fundo de Aviação, a dar um aval para a Azul poder adquirir essas peças. Nós esperamos ter uma resposta positiva para o Piauí e o Nordeste inteiro”, disse.
Uma solução ao problema apresentado pela empresa, segundo Marcelo Castro, seria reduzir a quantidade de operações nos dois municípios, mas mantendo a periodicidade. O senador afirmou que a companhia ampliou os voos à cidade de São Raimundo Nonato seis meses antes de anunciar a suspensão integral.
“A Azul tem voos para São Raimundo Nonato há aproximadamente dois anos e a Azul vem mantendo esses voos semanais. Há uns seis meses, a Azul ao invés de fazer dois voos semanais, ela passou a fazer três voos semanais. A informação que a gente tem é que os voos operam lá com pelo menos 70% das cadeiras ocupadas”, destacou.
Para remediar a situação, a bancada federal do Piauí se reuniu com os representantes da companhia aérea e o ministro do Turismo, Celso Sabino. A intenção dos parlamentares do estado é se reunir com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e discutir uma alternativa ao problema.
“Os voos para São Raimundo Nonato são mais do que viáveis. O deputado Castro Neto deu a sugestão de que ao invés dela suspender 100% dos voos, que suspendessem um ou dois, porque desorganiza toda a cadeia que está funcionando em razão daqueles voos”, defendeu.
Jonas Carvalho
Portalclubenews.com