Esporte
O Liverpool perderá Salah para o Egito, Mané para o Senegal e Keita para Guiné.
Liverpool Chelsea despedem-se de astros antes da Copa da África e podem dar Feliz Ano Velho a Guardiola
Premier League terá de liberar 34 jogadores para Copa Africana de Nações. Salah, Keita, Mané e Edouard Mendy são três dos convocados por suas seleções
Salah e Mané despedem-se neste domingo da Premier League, por prováveis trinta dias, e este será também o caso do goleiro Edouard Mendy, da seleção de Senegal e do Chelsea. Depois do clássico de Stamford Bridge, que decidirá o perseguidor do Manchester City na briga pelo título inglês, 34 jogadores viajarão da Inglaterra para a República de Camarões para a disputa da Copa da África.
O Liverpool perderá Salah para o Egito, Mané para o Senegal e Keita para Guiné. O Chelsea não terá pelo próximo mês o goleiro Edouard Mendy, do Senegal. O Arsenal será o mais prejudicado, com cinco convocados (Thomas Partey, Aubameyang, Elneny, Rekik e Pepé) e a Nigéria terá quatro convocados da Premier League.
A reclamação dos clubes europeus sobre a liberação para a competição continental é antiga e parece óbvio que a Copa Africana deveria acontecer nos meses do meio do ano, sem interferir em campeonatos nacionais. Isto à parte, Salah, Mané e Keita duelarão contra Mendy na busca para evitar o que parece inevitável: o bicampeonato do Manchester City.
Guardiola é um fenôemno. A virada sobre o Arsenal no sábado pela manhã pode fazer com que os citizens a 21a rodada com oito, nove ou dez pontos acima do segundo colocado. Se houver empate em Stanford Bridge, neste domingo às 13h30, o City ficará dez pontos acima do Chelsea, vice-líder. Se Thomas Tuchel sair vencedor contra Jurgen Klopp, os citizens ficarão oito pontos à frente.
O mais impressionante é Guardiola. Técnico de Primeira Divisão na Espanha, Alemanha e Inglaterra desde a temporada 2008/09, Pep completa treze temporadas e pode alcançar seu décimo título de campeonato nacional. Foi vice-campeão pelo Barcelona, em 2012, terceiro colocado na Premier League de 2017, pelo City, vice-campeão de 2020, contra o Liverpool, de Klopp.
Pense que a temporada 2012/13 foi sabática para Pep. Treze anos, dez vezes campeão.
E ainda tem a Copa do Rey em 2012, a Copa da Liga em 2020. Sua única temporada sem títulos foi 2016/17. Um empate entre Cheslea x Liverpool será como dizer a Pep Guardiola: “Feliz Ano Velho!” Mais um ano igual aos anteriores, com título.
São Sebastião
ge.globo.com