Esporte
O Mundial Sub-20 2023 começa neste sábado na Argentina com expectativa pelo sexto título do Brasil
Mundial Sub-20: relembre jogadores que já foram craques do torneio
Maradona, Messi e Pogba conquistaram o prêmio individual, que também consagrou brasileiros como Caio Ribeiro e Henrique Almeida
O Mundial Sub-20 2023 começa neste sábado na Argentina com expectativa pelo sexto título do Brasil, que tem uma conquista a menos que a seleção anfitriã. Mas você se lembra das outras edições e de jogadores que se destacaram nelas? O ge preparou uma lista com 10 nomes que já foram eleitos craques do torneio.Reproduzir vídeoReproduzir–:–/–:–Silenciar somTela cheia
Brasil estreia domingo contra a Itália no Mundial sub-20
+ Veja a tabela do Mundial Sub-20
+ Saiba todos os detalhes sobre o Mundial sub-20 2023
Alguns dos nomes vingaram e se destacaram pelas seleções principais posteriormente, outros nem tanto. O Brasil é o país representado com mais craques: seis ao todo, seguido pela Argentina, com quatro. Confira abaixo:
Diego Maradona (1979)
Na segunda edição do Mundial, realizada no Japão, o futuro craque da seleção principal foi o destaque da Argentina no caminho para o título. Sete anos antes de conquistar a Copa do Mundo com protagonismo, Maradona só não marcou em uma partida da campanha, balançando a rede em todos os jogos do mata-mata – inclusive o último da final contra a União Soviética.
Campeão em 1979 do Sub-20, Maradona conquistou a Copa do Mundo com a seleção principal da Argentina sete anos depois — Foto: Getty Images
Caio Ribeiro (1995)
Então tricampeão, o Brasil foi derrotado na final para a Argentina, mas emplacou o craque da edição disputada no Catar. Hoje comentarista da Globo, Caio jogava pelo São Paulo – pouco antes de transferir-se para o fuebol italiano – e marcou todos os gols da Seleção no mata-mata: nas quartas de final contra o Japão e na semifinal contra Portugal.
Caio Ribeiro em ação pelo Mundial Sub-20 1995 — Foto: Reprodução/Site oficial da Fifa
Javier Saviola (2001)
Jogando em casa, a Argentina conquistou seu quarto título sob comando do então atacante do River Plate. Saviola foi o artilheiro do Mundial daquele ano, alcançando recorde de gols que dura até hoje: 11. Ele foi vendido posteriormente ao Barcelona, onde teve passagem sem grande brilho, e disputou a Copa de 2006 pela seleção principal.
Saviola foi o craque do Mundial Sub-20 de 2001 pela Argentina — Foto: MIGUEL MENDEZ/AFP via Getty Image
Lionel Messi (2005)
Em seu início como profissional no Barcelona, o craque eleito sete vezes melhor jogador do mundo foi decisivo durante todo o mata-mata para a campeã Argentina na edição disputada na Holanda. Na final contra a Nigéria, marcou duas vezes de pênalti na vitória por 2 a 1 e terminou a competição como artilheiro, com seis gols.
Messi no Mundial Sub-20 2005 — Foto: AP
Sergio Agüero (2007)
Mais um caso de argentino que terminou como campeão, craque e artilheiro do torneio. Já contratado pelo Atlético de Madrid junto ao Independiente, Agüero balançou a rede seis vezes do Mundial realizado no Canadá, uma delas na final contra a República Tcheca.
Agüero no Mundial Sub-20 de 2007 — Foto: Phillip MacCallum/Getty Image
Henrique Almeida (2011)
Atualmente no América-MG, o atacante revelado pelo São Paulo foi o último brasileiro a ser eleito craque do Mundial Sub-20. Na Colômbia, ele terminou como artilheiro da competição com cinco gols, fazendo parte de um time que ainda tinha nomes como Oscar – autor de hat-trick na decisão contra Portugal -, Casemiro e Philippe Coutinho. Neymar não disputou o torneio por estar com a Seleção principal na Copa América do mesmo ano.
Henrique Almeida foi Bola de Ouro Sub-20 em 2011 — Foto: Jasper Juinen – FIFA/FIFA via Getty Images
Paul Pogba (2013)
Já contratado pela Juventus junto ao Manchester United, o meia francês marcou apenas uma vez na competição, mas ficou com o prêmio da edição disputada na Turquia que terminou com até então único título francês na categoria. O título veio com vitória nos pênaltis sobre o Uruguai na decisão.
Campeão com a França, Pogba foi o craque do Mundial Sub-20 de 2013 — Foto: Jamie McDonald – FIFA/FIFA via Getty Images
Adama Traoré (2015)
A seleção de Mali não chegou à final e ficou com o terceiro lugar, mas emplacou o grande destaque da edição disputada na Nova Zelândia. Traoré – não confundir com o xará espanhol que defendeu o Barcelona e hoje está no Wolverhampton – marcou quatro gols na campanha e foi vendido ao Monaco posteriormente. Sem muito destaque pelo futebol europeu, hoje está no Hull City, da segunda divisão inglesa.
Adama Traoré em ação pela seleção de Mali — Foto: Getty Images
Dominic Solanke (2017)
Na Coreia do Sul, a seleção inglesa conquistou seu único título ao bater a venezuela na final por 1 a 0 com gol de Calvert-Lewin. Mas o prêmio individual da competição ficou com Solanke, atacante revelado pelo Chelsea e que passou seu brilho pelo Liverpool. Aos 25 anos, hoje defende o Bournemouth.
Solanke com a bola de ouro de melhor jogador do Mundial Sub-20, na Coreia do Sul — Foto: AP Photo/Ahn Young-joon
Kang-In Lee (2019)
A última edição foi realizada na Polônia, terminou com título da Ucrânia e teve Haaland, da Noruega, como artilheiro. Mas o prêmio de craque ficou com o sul-coreano vice-campeão. Lee passou pelas categorias de base do Valencia e hoje, aos 22 anos, defende o Mallorca.
Lee, vice com a Coreia do Sul, foi o craque da última edição do Mundial Sub-20 — Foto: Getty Images
Veja outros que ficaram com o prêmio:
- 1977 – Vladimir Bessonov (União Soviética)
- 1981 – Romulus Gabor (Romênia)
- 1983 – Geovani (Brasil)
- 1985 – Silas (Brasil)
- 1987 – Robert Prosinecki (Iugoslávia)
- 1989 – Bismarck (Brasil)
- 1991 – Emílio Peixe (Portugal)
- 1993 – Adriano (Brasil)
- 1997 – Nicolás Olivera (Uruguai)
- 1999 – Seydou Keita (Mali)
- 2003 – Ismail Matar (Emirados Árabes Unidos)
- 2009 – Dominic Adiyiah (Gana)
Por Redação do ge — Rio de Janeiro