Esporte
O Praia Clube faturou o Campeonato Mineiro e a Copa Brasil
Título inédito! Praia Clube bate o Minas e conquista Copa Brasil de vôlei feminino em Santa Catarina
Equipe de Uberlândia abre 2 sets a 0, sofre empate, mas vence no tie-break
A Copa Brasil de vôlei feminino de 2024 é do Praia Clube. Na noite deste domingo, a equipe de Uberlândia venceu o Minas e conquistou a competição nacional pela primeira vez na história ao fazer 3 a 2 no placar, com parciais de 25/23, 29/27, 22/25, 16/25 e 16/14 na Arena Multiuso, na cidade de São José, em Santa Catarina.
Praia Clube vence a Copa Brasil — Foto: Arthur Moraes e Natan Schmidt
+ Ponteira sérvia do Fluminense conta que sofreu dois assaltos no Rio de Janeiro
+ Minas vence América e conquista segunda vitória seguida na Superliga de vôlei masculino
O confronto foi equilibrado, com viradas e um tie-break emocionante do início ao fim. A equipe de Belo Horizonte chegou a pedir desafio no ponto da vitória do Praia, que já comemorava o título. Para a alegria do time de Paulo Coco, o ponto foi confirmado e a vitória decretada.
5º set: Praia Clube (2) 16 x 14 (2) Minas – Praia vence a Copa Brasil Feminina!
Os finalistas disputaram a quarta decisão na temporada. O Praia Clube faturou o Campeonato Mineiro e a Copa Brasil, enquanto o Minas levantou as taças da Supercopa e do Sul-Americano.
O jogo
A partida já começou com tudo, em um rali de 20 segundos para definir o primeiro ponto, que foi do Praia Clube. A equipe de Uberlândia manteve-se na frente do placar durante todo o set e, a cada jogada, a central Adenizia se aproximava da arquibancada pedindo o apoio da torcida catarinense, que respondeu com aplausos e muitos gritos de incentivo. Na reta final, o Minas encostou, mas a vantagem conquistada no início fez o Praia fechar em 25 a 23.
1º set: Praia Clube (0) 05 x 02 (0) Minas – Denise marca o terceiro ponto da partida!
+ Leia mais notícias sobre vôlei no ge
A palavra equilíbrio marcou o segundo set do duelo em São José, com os times se revezando na liderança. Quando o marcador mostrava empate em 5 a 5, Julia Kudiess colocou o Minas na frente com ponto de saque. Logo na sequência, Kuznetsova mandou contra o bloqueio para virar novamente. O set seguiu emocionante até o fim e terminou novamente com a vitória do Praia Clube, que fez 29 a 27.
R
2º set: Praia Clube (1) 20 x 20 (0) Minas – Ponto a ponto! Minas deixa tudo igual de novo
Assim como no set anterior, Praia Clube e Minas disputaram a terceira etapa ponto a ponto. Thaisa soltou o braço e anotou a favor do Minas. A ponteira Kuznetsova deixou tudo igual na sequência. Mais adiante, o Praia passou à frente, fazendo 18 a 17, mas a equipe adversária virou e garantiu a vitória com 25 a 22, quando Kasiely mandou a bola para fora. No set que era de vida ou morte para o Minas, o destaque foi a oposta Kisy, com 15 pontos.
R
3º set: Praia Clube (2) 20 x 22 (0) Minas – Ataque do Minas amplia pontuação!
A reação do Minas continuou no quarto set, com Thaisa empilhando pontos de bloqueio. A equipe comandada pelo italiano Nicola Negro chegou a abrir cinco de vantagem quando fez 15 pontos. Aos 20, a diferença já era de seis – 20 a 14. Naiane errou o levantamento e fez o time de Belo Horizonte chegar aos 25 pontos.
O quinto e último set foi muito disputado e de nervosismo por parte das atletas e integrantes das comissões técnicas. Afinal, a vitória era o desejo de todos. O Minas colocou a bola no chão nas duas primeiras jogadas, mas o Praia Clube conseguiu a virada com seis pontos seguidos em erros adversários para ganhar confiança e aumentar a pressão no outro lado. Com emoção até o último ponto, Adenizia e companhia venceram o set e também a partida: 16 a 14.
Por Redação do ge — de São José (SC)