JUSnoticias
O presidente da OAB-PI, ressaltou a importância do cargo de procurador de município.
Representantes da OAB-PI prestigiam posse de novos procuradores do município de Teresina
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, prestigiaram solenidade de posse de nove procuradores aprovados no último concurso público da Procuradoria-Geral do município, nesta segunda-feira (09/01), na sede da Prefeitura de Teresina.
O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, ressaltou a importância do cargo de procurador de município. “Passar no concurso é como participar de uma maratona. A gente tem que se condicionar para enfrentar esse desafio, preparar-se com os melhores profissionais para poder chegar à reta final e ultrapassar a linha de chegada. Afinal, o cargo é de grande relevância para a administração pública”.
A vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, falou sobre a ligação entre a prefeitura e a OAB-PI por meio da ação dos procuradores. “O cargo de procurador é suma importância a toda sociedade, pois esta precisa buscar seus direitos junto à prefeitura e a todos os órgãos ligados à mesma. E é necessário que esse acesso à Justiça para a população seja feito através das procuradorias, que fazem parte da própria instituição, tendo a OAB-PI como apoiadora, na solução de demandas”, pontuou.
A secretária-geral da OAB-PI, Raylena Alencar, evidenciou que os procuradores são advogados que estarão atuando diretamente na defesa dos interesses da sociedade. “A OAB sempre tenta, ao máximo possível, ser uma guardiã da sociedade e estar alinhada a um caminho de construção juntamente com os Poderes, com os órgãos públicos para que possamos exercer uma plena cidadania. A procuradoria do município e a OAB-PI trabalham juntas em prol da população”, destacou.
CRIAÇÃO DA CÂMARA ADMINISTRATIVA DE PREVENÇÃO E SOLUÇÃO DE CONFLITOS
Na mesma ocasião houve a criação da Câmara Administrativa de Prevenção e Solução de Conflitos, que nasce com o objetivo de dar mais eficiência e celeridade nas demandas, evitando levá-las à Justiça.
A presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-PI, Sara Rejane, agradeceu a iniciativa. “Esta criação certamente proporcionará um espaço adequado para a efetiva concretização da política pública de tratamento adequado dos conflitos, através dos institutos da mediação, conciliação e arbitragem, que tem apresentado cada vez mais uma justiça humanizada, acessível e muito satisfatória. Estamos, pois, diante de novas realidades, novas possibilidades, novas formas de construção do consenso, novas formas de acesso à Justiça. A Prefeitura de Teresina está de parabéns”, pontuou.
Também estiveram presentes: o procurador-geral do município, Aurélio Lobão; o diretor financeiro da OAB-PI, Marcus Vinicius Nogueira; o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-PI), Thiago Carcará; Olívia Brandão, presidente da Comissão de Processo Civil, e; Wilson Spíndola, conselheiro estadual.
Estiveram presentes o procurador-geral do município, Aurélio Lobão; o diretor financeiro da OAB-PI, Marcus Vinicius Nogueira; o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-PI), Thiago Carcará; o diretor-presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB-PI, Leandro Lages; o procurador do estado, Luiz Filipe de Araújo Ribeiro; Olívia Brandão, presidente da Comissão de Processo Civil, e; Wilson Spíndola, conselheiro estadual.