SIGA O 24H

Policia

O presidente JB afirmou que a (PF) já identificou o autor do ataque hacker ao sistema do (STJ)

Publicado

em

Compartilhar isso...

PF já identificou hacker que invadiu sistema do STJ, diz Bolsonaro

Outros dois sistemas oficiais foram atingidos nesta quinta-feira: do Ministério da Saúde e da Secretaria de Economia do Distrito Federal

BRASÍLIA —  O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira que a Polícia Federal (PF) já identificou o autor do ataque hacker ao sistema do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que bloqueou a base de dados dos processos em andamento no tribunal e paralisou totalmente os trabalhos até a próxima semana. O anúncio foi feito em transmissão ao vivo pela internet nesta quinta-feira.

Leia: Problema técnico adia julgamento de Lula no STJ

— Hackeamento do acervo do STJ. Aí, pessoal, alguém entrou lá no acervo do STJ, Superior Tribunal de Justiça, né?  Pegou tudo, pegou todo o arquivo lá, guardou e pediu resgate — afirmou Bolsonaro, dando risada em seguida.

Na sequência, o presidente comentou:

— É o Brasil, né? Pedido de resgate…

A PF abriu inquérito para investigar o caso e destacou peritos em informática para trabalhar no assunto.

— Bem, a Polícia Federal entrou em ação imediatamente. Tive a informação do diretor-geral da PF, o senhor Rolando Alexandre. E ele já foi elogiado pelo presidente do STJ no que ele conseguiu até agora. Já descobriram quem é o hackeador. Já descobriu, Cid [assessor do presidente]? Já descobriram? Pô, o cara hackeou e não conseguiu ficar aí duas horas escondido, pô — declarou Bolsonaro.

Outros dois sistemas oficiais foram atingidos nesta quinta-feira: do Ministério da Saúde e da Secretaria de Economia do Distrito Federal.  Sistemas do SUS nos estados também apresentaram problemas nesta quinta-feira. Não se sabe ainda se há relação com o ataque ao STJ. O ataque ao sistema do STJ levou o TSE a reforçar segurança para as eleições. 

Gustavo Maia / Oglobo.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade