JUSnoticias
O projeto Flores Incultas, o (TJPI) ampliou suas ações de combate à violência contra a mulher.
Flores Incultas’: Nas escolas, TJPI busca conter avanço da violência doméstica contra a mulher
Ao executar o projeto Flores Incultas na Escola Municipal Deputado Francílio Almeida, na zona Leste de Teresina, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) ampliou suas ações de combate à violência contra a mulher.
Cientes da importância deste trabalho, Tribunal e unidade escolar reuniram os pais de alunos para a capacitação na tarde desta terça-feira (23). O foco é permitir que os chefes de família saibam como agir diante de uma eventual situação de violência.
Para Gláucia Cecy, colaboradora na criação do projeto, este momento representa mais uma forma de proteção a seus filhos, pois este problema é sério e precisa ser enfrentado por todos, conjuntamente.
“A principal mensagem que levamos é alertar a sociedade e as instituições sobre esta temática de violência doméstica contra a mulher, que é bastante importante, tendo em vista a considerável quantidade de denúncias que o Tribunal recebe. Assim, o TJPI achou por bem criar este projeto, porque é fundamental que as mulheres saibam como enfrentar estes casos, como denunciar. Pretendemos atingir toda a população”, explicou a servidora.
Para a Diretora da escola Mônica Santos, esta parceria vai permitir que os pais e mães tenham mais conhecimentos sobre este tema tão relevante para a sociedade, sobretudo, para a comunidade escolar tão carente.
“Nós atendemos 412 crianças aqui durante o dia e a gente sabe dessas demandas em casa, a gente percebe pelo olhar da criança”, aponta a professora.
O juiz Lirton Nogueira representou a Presidência do TJPI e apresentou as principais formas de denúncias e procedimentos para as mulheres que se depararem com casos de violência.
“Não se calem, procurem Delegacias, Promotorias, o TJPI, liguem para o 190. Não temos mais como admitir essas agressões”, disse o magistrado, ressaltando que nas escolas, o TJPI busca informar as famílias para que eduquem seus filhos de modo a evitar esse tipo de conduta na fase adulta.
AÇÕES INTEGRADAS
O projeto Flores Incultas faz parte da campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, lançada no final de julho, que engloba uma série de ações de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher , durante o mês de agosto. A campanha é operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário.
O Flores Incultas já foi executado em 5 escolas em Teresina, além de Parnaíba.
VEJA TAMBÉM
E. M. Professor João Porfírio de Lima Cordão recebe projeto Flores Incultas
E. M. Professor Ofélio Leitão recebe projeto Flores Incultas
Projeto Flores Incultas realiza primeira roda de conversa no bairro Porto Alegre
Tribunal de Justiça inicia projeto Flores Incultas na UESPI
Projeto Flores Incultas chega a Parnaíba
Escola Albertina Furtado Castelo Branco-CAIC recebe projeto Flores Incultas
Publicado por: Daniel Silva – DRT 1894-PI