Agenda Cultural
O Projeto Música e Saúde tem como objetivo aliviar a pressão psicológica contra o novo Coronavírus.
Projeto Música e Saúde leva cultura aos postos de vacinação da capital
Dando continuidade às atividades culturais nos postos de vacinação da capital, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, irá realizar na manhã desta terça-feira (27), apresentações musicais em cinco postos de Drive Thru localizados nas zonas Sudeste, Leste e Norte. O Projeto Música e Saúde tem como objetivo aliviar a pressão psicológica nas pessoas que irão receber as doses da vacina contra o novo Coronavírus.
Nesta etapa acontece a aplicação da primeira dose da vacinação para os idosos de 64 anos, que serão recepcionados pelos músicos da Orquestra de Violão e por alunos e professores do Projeto Banda Escola. Todas as apresentações ocorrem obedecendo as normas de distanciamento sem pôr em perigo a saúde dos músicos, profissionais de saúde e dos próprios populares que irão aos locais para se vacinar.
Para Eriton Silva, superintendente executivo da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, o projeto recebeu a aprovação de todos que estão passando pelos postos Drive Thru e que por isso a instituição está criando um calendário que tente atender todos os locais de vacinação.
“Além da alegria nos rostos de quem chega para se vacinar, os profissionais de saúde relatam que, depois que os postos passaram a ter música ao vivo, a aplicação da vacina vem acontecendo de forma mais ágil, pois os idosos acabam ficando menos tenso, fato que facilita a aplicação da dose”, comenta Eriton Silva.
A aposentada Maria Francisca, de 71 anos, que no último final de semana compareceu ao Drive Thru do Terminal Itararé para receber a aplicação da segunda dose, conta que mesmo tendo tomado a primeira dose, ela ainda estava com sintomas de ansiedade, pois temia contrair o vírus antes de completar o ciclo de vacinação.
“Cheguei apreensiva, porém a música fez com que eu me acalmasse e a segunda dose acabou sendo bem menos tensa”, afirma Maria Francisca, que deixou o local com um enorme sorriso e com a esperança de que logo todos estarão imunizados.
Para acompanhar o calendário de vacinação, bem como os locais e horários de atendimento, basta acessar o site pmt.pi.gov.br.
Pmt.pi.gov.br