JUSnoticias
(OAB-PI) definiu para o dia 30 de março a escolha da lista sêxtupla que concorrerá ao cargo de desembargador do (TJ-PI).
Reginaldo Miranda é apontado no mundo jurídico como forte candidato à vaga
Miranda é natural do vale do Gurgueia, no sul do Piauí, possui 57 anos de idade e mais de três décadas de atuação na advocacia. Agiu sempre com zelo e lisura no exercício da profissão, inclusive, tendo integrado o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI, em duas oportunidades, a última na atual gestão. Também, integrou algumas comissões temáticas no sistema OAB, os conselhos universitários da UESPI, UFPI e deliberativos junto à Prefeitura de Teresina e Governo do Estado. Pertence à Academia Piauiense de Letras, de que foi presidente em dois biênios, ao Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e diversas outras instituições culturais. Foi condecorado com a “Comenda do Mérito José Antônio Saraiva”, da Prefeitura de Teresina e “Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí”, do Governo do Estado. Possui quinze obras publicadas e mais de uma centena de artigos, inclusive de cunho jurídico. Fez curso de preparação à magistratura na Escola Superior de Magistratura do Estado do Piauí e especialização em Direito Constitucional e em Direito Processual. Portanto, possui todos os requisitos para ocupar o pleiteado cargo, entre os quais: competência, experiência, maturidade e sólida formação jurídica e humanística.
REGINALDO MIRANDA da Silva
VEJA O CURRUICULO DE REGINALDO MIRANDA
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (1988). É advogado militante, historiador e ficcionista. Fez curso de Preparação à Magistratura (ESMEPI/1989), de Especialização em Direito Constitucional (UFPI/1998) e em Direito Processual (UFPI/2002). Ocupa o cargo de Assessor Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado, foi Assistente de Liderança do Governo (1988) e chefe da Assessoria Jurídica do EMATER-PI, por vários anos.
Na atividade política, foi Líder Estudantil na UFPI, tendo ocupado os cargos de secretário de finanças do Centro Acadêmico de Direito e representante estudantil junto ao Conselho do Departamento de Ciências Jurídicas, além de Vice-Prefeito Municipal de Bertolínia (1993-1997). Foi, também, membro do Conselho Universitário da UESPI e, atualmente, pertence ao Conselho Universitário da UFPI.
Escritor de mérito reconhecido, Reginaldo Miranda pertence a diversas instituições culturais, entre estas: União Brasileira de Escritores do Piauí, Academia de Letras do Médio – Parnaíba, com sede em Amarante (PI), Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e Academia Piauiense de Letras, Cadeira n.º 27. Presidiu essa última instituição cultural por dois biênios (2010 – 2012 e 2012 – 2014).
Colabora com diversos órgãos da imprensa, inclusive a Revista de História da Biblioteca Nacional.
Foi condecorado pelo Governo do Estado do Piauí, com a comenda da Ordem do Mérito Renascença do Piauí, no grau comendador e pela Prefeitura Municipal de Teresina, com a comenda da Ordem do Mérito Conselheiro Saraiva, no grau cavaleiro.
Além de ser fundador e ex-presidente da associação dos advogados previdenciaristas do Piauí, co-fundador da associação dos advogados trabalhistas do Piauí, ativista do civilismo. Um dos maiores estudiosos das nações indígenas do Piauí
Quinto Constitucional do TJ-PI, sem eleição direita, o Conselho Seccional, instância máxima com mais de 30 integrantes, é que irá definir a lista com o nome dos seis advogados que concorrerão a vaga de desembargador do TJ-PI, destinada a profissionais da advocacia.
Definida a lista sêxtupla, os desembargadores do (TJ-PI) vão escolher a lista tríplice para que seja encaminhada ao governo estadual. Ao final, o governador do Piauí Rafael Fonteles (PT), irá definir quem será o novo desembargador.
18 candidatos disputam a vaga.
Relação das inscrições deferidas – Quinto Constitucional
Agrimar Rodrigues De Araújo
Álvaro Fernando Da Rocha Mota
Aurélio Lobão Lopes
Claudia Paranaguá De Carvalho Drummond
Fábio Leal Da Silva Viana
Francisco Einstein Sepúlveda De Holanda
Joffre Do Rego Castello Branco Neto
Jozimar Laurentino De Paula
Lilian Firmeza Mendes
Marcelo Leonardo Barros Pio
Maria Do Amparo Rodrigues Lima
Reginaldo Miranda Da Silva
Samea Beatriz Bezerra Sá
Thiego Monthiere Carneiro Borges Vieira
Wildson De Almeida Oliveira Sousa
Braz Quintans Neto
Étilo Ferreira de Sá