Trabalho / Emprego
(ODS) que compõem a Agenda 2030, proposta pela (ONU), estão voltados ao desenvolvimento econômico sustentável.
Campanha Conhecendo a Agenda 2030: ODS da semana é “Trabalho Decente e Crescimento Econômico”
Vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), estão voltados ao desenvolvimento econômico sustentável. Um deles é o 8º ODS, “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos”, trabalhado ao longo desta semana pelo Núcleo Permanente de Mediação de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) dentro da campanha Conhecendo a Agenda 2030.
A cada semana, o Nupemec aborda em seu perfil oficial da rede social Instagram, @equipenupemectjpi, um dos ODS, de forma dinâmica e interativa, por meio de postagens e lives, além de um parceiro convidado, que apresenta sua expertise em relação ao tema abordado naquele momento. “Procuramos não apenas apresentar os objetivos, mas também apresentar iniciativas, ações e projetos ligados ao ODS da semana”, explica Rinaldo Sousa, coordenador de Políticas Judiciais do TJ-PI.
O ODS número 8 visa á promoção de políticas que incentivem o empreendedorismo e a criação de empregos de forma sustentável e inclusiva, uma vez que a desigualdade de renda e de oportunidades que prejudica o crescimento econômico e o alcance do desenvolvimento sustentável. Segundo o documento da ONU, “os mais vulneráveis, muitas vezes, têm menores expectativas de vida e apresentam dificuldades de se libertarem de um círculo vicioso de insucesso escolar, baixas qualificações e poucas perspectivas de empregos de qualidade”. Dessa forma, a revitalização econômica contribui para criar melhores condições para a estabilidade e a sustentabilidade
Para debater este ODS, serão realizadas duas lives dentro do projeto com os temas “Educação Financeira” e “Felicidade no Trabalho”. Na próxima quinta-feira (8), às 18h, a juíza coordenadora do Nupemec, Lucicleide Belo e a analista judicial Bárbara Vieira debatem “Educação financeira: como organizar suas finanças pessoais e se preparar para momentos de crise” com a advogada e analista da Procuradoria do Município de Teresina Perpétua Neta.
No dia seguinte, também às 18h, será a vez de debater “Felicidade no Trabalho”. A live terá como participantes a magistrada Lucicleide Belo, o servidor Rinaldo Sousa e Marina Simão, autora do livro Salário Emocional- O segredo da produtividade nas empresas.
Autor(a): Vanessa Mendonça / tjpi.jus.br