Esporte
Os confrontos da oitavas de final da Série D do Brasileiro de 2020 foram definidos
Série D define os 16 classificados para as oitavas de final; veja os confrontos
Dos rebaixados da Série C em 2019, só o Globo-RN tem chance de repetir Tupi-MG e Salgueiro-PE de 2013 e retornar no ano seguinte. CBF reserva os dias 20/12 e 27/12 para os jogos de ida e volta
Os confrontos da oitavas de final da Série D do Brasileiro de 2020 foram definidos nesta segunda com os classificados para o mata-mata. Dos 68 clubes que iniciaram o campeonato, incluindo aqueles que participaram da fase preliminar, somente 16 continuam com o sonho do acesso vivo à Série C. Assim como na segunda fase, a partir de agora serãp jogos eliminatórios com partidas de ida e volta.
Confira os duelos das Oitavas de final
- Floresta-CE x Juventude Samas-MA
- América-RN x Galvez-AC
- Fast-AM x Globo-RN
- Altos-PI x Salgueiro-PE
- Aparecidense-GO x São Luiz-RS
- Goianésia-GO x Marcílio Dias-SC
- Brasiliense-DF x ou Mirassol-SP
- Novorozintino-SP x Goiânia-GO
+ TABELA: jogos e classificação da Série D
* times a esquerda decidem em casa
Como os jogos do mata-mata foram formados?
Pelo regulamento da Série D, os quatro classificados do Grupo 1 enfrentam os do Grupo 2 (1º A x 4ºB, 2ºA x 3ºB, 1ºB x 4ºA e 2ºB x 3ºA); a mesma sequência vale para os do Grupo 3 x do Grupo 4; do Grupo 5 x do Grupo 6; do Grupo 7 x Grupo 8.
Os blocos das chaves para as oitavas de final também têm caminhos definidos pela CBF. Por exemplo: o vencedor do confronto Brasiliense x Real Noroeste entrenta quem passar de Mirassol x Caxias.
Nas quartas de final, os classificados serão ordenados por melhor campanha, de 1º a 8º. Quem fez o maior número de pontos enfrenta o de pior pontuação: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Confira abaixo como está a classificação geral no momento:
O que você talvez queira saber
- Dos quatro times que foram rebaixados da Série C em 2019, apenas o Globo-RN segue vivo. A Águia de Ceará-Mirim, inclusive, derrubou o penúltimo sobrevivente, seu rival no Estado, o ABC, na segunda fase. O Luverdense-MT abdicou da sua vaga por crise financeira, e o Atlético-AC caiu na primeira fase.
- Ainda sobre o Globo, a tarefa de ascender no ano seguinte ao rebaixamento é difícil. Desde a criação da quarta divisão, em 2009, somente dois clubes alcançaram esse feito e coincidentemente na mesma edição. Após caírem em 2012, Salgueiro-PE e Tupi-MG ascenderam em 2013.
- Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato-Grosso, Mato-Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins não têm mais representantes na disputa.
- Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo seguem vivos.
- A Federação Goiana, com três times (Aparecidense, Goiânia e Goianésia), é a mais representada nas oitavas. E todos essses clubes podem chegar nas quartas, já que não se enfrentam.
- O Brasiliense-DF, que eliminou o Real Noroeste-DF com vitória por 3 a 0 neste sábado, é o time de melhor campanha entre os 16 classificados. Já o Globo, com 22 pontos, por enquanto tem a pior campanha.
- Três equipes se classificaram nos pênaltis: Juventude Samas-MA (contra o Bragantino-PA), Fast-AM (contra o Moto Club-MA) e Mirassol-SP (contra o Caxias-RS). Desses, apenas o time maranhense decidiu fora de casa.
Confira o cronograma das datas da Série D
- 1ª Fase: de 20/09 a 28/11; CONCLUÍDA
- 2ª Fase: 06/12 e 13/12; CONCLUÍDA
- 3ª Fase (Oitavas de Final): 20/12 e 27/12;
- 4ª Fase (Quartas de Final): 03/01 e 10/01;
- 5ª Fase (Semifinal): 17/01 e 24/01;
- 6ª Fase (Final): 31/01 e 07/02.
Por Gabriel Mansur — Manaus