Cidade
Os trabalhadores receberam o depósito dos salários na madrugada deste sábado (28)
Salários dos servidores da Prefeitura são creditados após estorno dos valores
Os trabalhadores receberam o depósito dos salários na madrugada deste sábado (28), mas tiveram os valores estornados pela instituição financeira
O Banco do Brasil informou que os salários dos servidores da Prefeitura de Teresina começaram a ser novamente creditados por volta das 14h deste sábado (28). A previsão inicial era para próxima segunda-feira (30).
Os trabalhadores receberam o depósito dos salários na madrugada deste sábado (28), mas tiveram os valores estornados pela instituição financeira.
Por volta das 15h, a Prefeitura Municipal de Teresina informou por meio de nota “que os salários dos servidores públicos municipais referentes aos mês de dezembro já estão disponíveis nas respectivas contas” novamente.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, no entanto, falou que apenas o valor base foi creditado. Faltam: gratificações, horas extras, abono de férias, adicional noturno e adicional por risco de morte.
Em nota à TV Clube, o Banco do Brasil explicou que o estorno aconteceu porque o Município está com as contas bloqueadas, por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Inicialmente, o repasse dos salários foi agendado pela Prefeitura para a próxima segunda-feira (30). O banco, no entanto, não informou o motivo do estorno dos salários.
“O BB realizou os procedimentos de desbloqueio das contas e o Município realizou o agendamento dos pagamentos para crédito na segunda-feira, 30. O Banco do Brasil reafirma o seu empenho para que os créditos dos proventos ocorram dentro do prazo estipulado”, diz um trecho da nota inicial. A mudança da data aconteceu após o envio desta nota à imprensa.
EXPLICAÇÃO DA PREFEITURA
O secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina, João Henrique Sousa, afirmou que o problema foi motivado por questões técnicas da instituição financeira. João Henrique assegurou que o depósito, para posterior rateio entre os servidores, foi efetivado ao Banco do Brasil.
“Nós entramos em contato com o pessoal do banco e eles estão agilizando no sentido de que esse assunto seja resolvido. Por parte da Prefeitura, não há nada. Os recursos foram depositados e nós cumprimos exatamente aquilo que foi feito na petição. É um problema técnico no banco”, garantiu.
Situação do servidor
A Elisângela de Jesus é técnica em enfermagem e trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Desde o começo da semana, ela aguarda o pagamento do salário de dezembro. Ao consultar o saldo bancário na madrugada, percebeu que o valor foi creditado, mas estornado logo em seguida pelo banco.
“É um clima de revolta, de indignação. A gente fica triste com essa situação. No fim de ano, a gente sabe que temos muitas coisas para pagar. Eu não falo de festa e nem de viagem. Eu falo de material escolar, matrículas e impostos. A gente se programa para isso”, lamentou.
Atraso e estorno
Os servidores da Prefeitura de Teresina denunciaram que os salários depositados na sexta-feira (27) foram estornados pelo banco responsável pelo pagamento. Os trabalhadores aguardavam os valores após o desbloqueio parcial das contas da Prefeitura.
Ainda na sexta-feira, a Prefeitura informou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) que estava providenciando o pagamento e encaminhou os comprovantes dos depósitos. Os repasses foram concluídos às 10h46 e totalizam um valor superior a R$ 57 milhões.
Confira a nota do Banco do Brasil na íntegra:
O Banco do Brasil esclarece que as contas da Prefeitura de Teresina (PI) estavam bloqueadas por determinação do TCE PI.
Na sexta-feira, 27, o banco recebeu a determinação judicial para liberação das contas com o objetivo de realizar o pagamento dos proventos dos servidores.
O BB realizou os procedimentos de desbloqueio das contas e o Município realizou o agendamento dos pagamentos para crédito na segunda-feira, 30.
O Banco do Brasil reafirma o seu empenho para que os créditos dos proventos ocorram dentro do prazo estipulado.
Confira a nota da Prefeitura de Teresina na íntegra:
A Prefeitura de Teresina esclarece por meio da Secretaria Municipal de Finanças – SEMF que efetuou o pagamento de toda a folha salarial referente ao mês de dezembro ainda na tarde desta sexta-feira, 27, com valores creditados nas contas bancárias dos servidores na manhã de hoje, 28, conforme entendimento alinhado junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
No entanto, o município foi surpreendido com o estorno dos valores nas contas dos funcionários a partir de um erro de informações no sistema do Banco do Brasil, devido ao bloqueio eletrônico determinado pelo TCE na conta do município.
A Prefeitura trabalha neste momento para resolver a situação a fim de não prejudicar os servidores que foram afetados com o erro no sistema.
Jonas Carvalho
Portalclubenews.com