Esporte
Palmeiras X Flamengo se aprontam para possível decisão por penalidades na Libertadores
Alerta de pênaltis
Com cobradores e goleiros entre os melhores do país, Palmeiras e Flamengo se aprontam para possível decisão por penalidades na Libertadores; veja os melhores batedores de cada time
Não bastassem a rivalidade recente e o encontro de dois dos elencos mais poderosos do futebol brasileiro, a final da Libertadores deste sábado entre Palmeiras e Flamengo ainda pode ter a emoção de ser decidida nos pênaltis, caso haja empate no tempo normal e na prorrogação.
O ge mostra abaixo um levantamento completo de como batem (e defendem) os dois times e quais jogadores poderão ser escolhidos para uma eventual decisão nas cobranças.
Dos dois lados, há especialistas: se Diego Alves já pegou pênalti até de Messi, Weverton vive uma fase mágica mesmo com o Palmeiras tendo acumulado derrotas recentes nas penalidades. Entre os principais cobradores, o equilíbrio é ainda maior. Pelo Flamengo, Gabigol só perdeu uma cobrança de 26. Já Raphael Veiga converteu os 15 que bateu pelo Verdão.
GOLEIROS
Ídolo da torcida e nome frequente em convocações para a seleção brasileira, Weverton é sem dúvida uma das apostas do Palmeiras para a final da Libertadores. Em 2020, pegou duas cobranças de pênaltis do Corinthians e foi determinante para o Verdão ficar com o título paulista. Apesar de o time acumular um histórico recente de eliminações nas penalidades, o goleiro tem conseguido se destacar.
00:00/06:47Veja a disputa de pênaltis da final do Paulistão de 2020, com brilho de Weverton
Em julho de 2017, Diego Alves chegou ao Flamengo com status de quem já havia defendido pênaltis batidos por Cristiano Ronaldo e Messi. A fama se confirmou com a camisa rubro-negra. Fundamental nos títulos da equipe nos últimos anos, o goleiro evitou o gol em 33% das penalidades que enfrentou desde que chegou ao clube. Em abril deste ano, pegou três cobranças justamente contra o Palmeiras, na Supercopa do Brasil.
00:00/08:30Veja a disputa de pênaltis da Supercopa de 2021, com brilho de Diego Alves
ESPECIALISTAS
Raphael Veiga tem um número impressionante. Desde que foi contratado pelo Palmeiras, em 2016, o meio-campista bateu 15 pênaltis – dois deles na Supercopa, diante de Diego Alves – e converteu todos. Além de ser o cobrador oficial do time, o jogador vive uma fase iluminada, decidindo jogos importantes e sendo até cogitado por Tite para ser convocado pela seleção brasileira.