SIGA O 24H

Esporte

Pedro Raul lamenta pênalti perdido em Vasco x ABC

Publicado

em

Compartilhar isso...

Copa do Brasil: pênalti bizarro, queda do Vasco em casa e atropelo do Botafogo; veja resumo da 2ª fase

Torneio tem eliminações do Cruz-Maltino, Bragantino e Goiás como surpresas, além de polêmica no jogo entre Tombense-MG x Retrô-PE

Uma maratona de 20 jogos nas duas últimas semanas definiu os classificados à terceira fase da Copa do Brasil. Foram 54 gols, com uma alta média de 2,7 por partida. E, como sempre, o democrático torneio nacional apresentou surpresas, como a eliminação do Vasco para o ABC, em São Januário, nos pênaltis, nessa quinta-feira.

Reproduzir vídeo

Copa do Brasil – Segunda Fase

O Cruz-Maltino, aliás, é o segundo campeão a deixar a Copa do Brasil. Ele se juntou ao Juventude, eliminado na primeira fase. O atacante Pedro Raul, que desperdiçou seu terceiro pênalti com a camisa do Vasco, deixou o gramado sob muitas vaias da torcida.

Pedro Raul lamenta pênalti perdido em Vasco x ABC — Foto: André Durão/ge

Pedro Raul lamenta pênalti perdido em Vasco x ABC — Foto: André Durão/ge

Além do Gigante da Colina, outros dois clubes da Série A do Brasileirão se despediram: o RB Bragantino levou 3 a 1 do Ypiranga-RS, que participa da Série C, e o Goiás caiu após longa disputa de penalidades com o Águia de Marabá-PA, que está na Série D. Essa foi a maior disparidade entre as zebras da segunda fase.

Vasco 0 (5) x (6) 0 ABC – Cruz-Maltino perdeu nas penalidades e está fora da Copa do Brasil

Cada clube presente na terceira fase da Copa do Brasil já tem garantido uma premiação de R$ 2,1 milhões. Já a passagem às oitavas de final vale uma cota de R$ 3,3 milhões.

Ypiranga fez 3 a 1 no Bragantino e protagonizou surpresa na Copa do Brasil

Os jogos serão em ida e volta, previstos, inicialmente, para os dias 12 e 26 de abril, com sorteio dos confrontos e de mando pela CBF – em caso de empate na soma dos placares, a decisão será nos pênaltis. O sorteio ainda não tem data definida.

+ CLIQUE AQUI e veja os potes do sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil

Goleada dos mandantes

Dos 20 jogos, apenas três visitantes conseguiram avançar no torneio nacional. Além do ABC, que aprontou pro Vasco em São Januário, o Bahia derrotou o Camboriú, no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú (SC), e o Volta Redonda eliminou nos pênaltis o Atlético-GO, no Antônio Accioly.

Atlético-GO perdeu em casa para Volta Redonda

Nos outros 17 jogos, os mandantes foram soberanos. E até aqueles que jogaram sem torcida, como o Santos, apesar de ter contado com presenças especiais nas arquibancadas da Vila Belmiro para vencer o Iguatu-CE, por 3 a 0. O Nova Iguaçu-RJ aproveitou novamente o fato de jogar em casa e, depois de passar pelo Vitória, atropelou o Nova Mutum-MT por 5 a 2.

Gatos flagrados antes de Santos x Iguatu, na Vila Belmiro — Foto: Reprodução

O Grêmio foi outro que não deu chance para nenhuma zebra, mesmo com uma penalidade perdida pelo uruguaio Luis Suaréz. Mas o “pistolero” se recuperou na segunda etapa e balançou a rede pela nona vez na temporada. Ferreira e Bruno Alves completaram o 3 a 0 sobre o Ferroviário-CE.

Grêmio 3 x 0 Ferroviário-CE – Suaréz marca pela primeira vez na Copa do Brasil

O CRB, com uma goleada por 5 a 0 sobre o Operário-MS, também se destacou entre os times que jogaram em casa, mas uma estrela solitária brilhou mais que todo o resto nesta fase da Copa do Brasil.

Virou passeio!

O Botafogo tinha o mando de campo e atuou em Cariacica (ES) diante do Brasiliense, clube que atualmente está na Série D do Brasileiro. Com três gols de Tiquinho Soares, o Fogão atropelou o Jacaré por 7 a 1 e alcançou sua maior vitória na Copa do Brasil. Victor Cuesta, Adryelson, Eduardo e Danilo Barbosa também marcaram para o Alvinegro.

Botafogo 7 x 1 Brasiliense – Alvinegro conquistou vitória histórica na Copa do Brasil

Duelos de divisões

Nesta etapa, a Série C teve só um representante eliminado, e isso porque o Brusque caiu justamente para outro clube da divisão, o CSA. Voltaço e Ypiranga protagonizaram surpresas e avançaram, o Remo passou pelo São Luiz-RS e o Náutico teve a classificação mais emocionante. Com um gol de Nathan nos acréscimos, venceu o Vila Nova por 2 a 1. O herói do jogo disse ter sonhado que balançaria a rede nos Aflitos.

Nathan, volante do Náutico, comemora seu gol contra o Vila Nova — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Em Ribeirão Preto (SP), o Botafogo-SP, que está na Série B, tomou susto do São Raimundo-RR, da Série D, que chegou a deixar o placar igualado em 1 a 1, mas o Mundão, que havia eliminado o Cuiabá na fase anterior, não teve fôlego desta vez e levou 3 a 1 do Pantera.

Problemas

Outro representante da quarta divisão, o Brasil passou pela Ponte Preta por 2 a 0, mas o jogo ficou marcado pela denúncia do técnico Hélio dos Anjos, da equipe de Campinas, que relatou ter recebido xingamentos racistas e homofóbicos durante o jogo em Pelotas (RS).

Em um duelo entre um representante da Série D, o Retrô-PE, contra um da Série B, o Tombense-MG, o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior, do Paraná, protagonizou um lance bizarro. O gol da vitória do time mineiro por 1 a 0 saiu de um pênalti polêmico, marcado após choque de dois jogadores do próprio Tombense.

‘Autopênalti’? Árbitro marca penalidade bizarra para o Tombense na Copa do Brasil

O Retrô entrou com pedido no STJD para anular a partida. A CBF já suspendeu o árbitro, alegando que o “desempenho dele foi abaixo dos padrões exigidos”.

3ª fase

No total desta etapa, seis clubes da Série A se classificaram, enquanto as Séries B e C colocaram cinco na próxima fase. Quatro representantes da Série D também avançaram.

Vale lembrar que dez times da elite entram na Copa do Brasil a partir de agora: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG, Fortaleza e São Paulo via Brasileirão; Cruzeiro, como campeão da Série B de 2022; além de Paysandu, campeão da Copa Verde 2022, e Sport, via Copa do Nordeste.

Demais classificados à terceira fase

  • Série A (6 clubes) – América-MG, Bahia, Botafogo, Coritiba, Grêmio e Santos;
  • Série B (5 clubes) – ABC, Botafogo-SP, CRB, Ituano e Tombense;
  • Série C (5 clubes) – CSA, Náutico, Remo, Volta Redonda e Ypiranga-RS;
  • Série D (4 clubes) – Águia de Marabá, Brasil de Pelotas, Maringá e Nova Iguaçu.

Eliminados

  • Série A (3 clubes) – Bragantino, Goiás e Vasco;
  • Série B (5 clubes) – Atlético-GO, Ceará, Criciúma, Ponte Preta e Vila Nova;
  • Série C (1 clube) – Brusque;
  • Série D (9 clubes) – Brasiliense, Camboriú, Ferroviário-CE, Iguatu, Nova Mutum, Retrô, Santa Cruz, São Raimundo-RR, Operário-MS;
  • Sem divisão (2 clubes) – Marcílio Dias e São Luiz-RS.

Por João Fagiolo — Ribeirão Preto, SP

Ge.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade