Internacional
Por causa da pandemia de Covid-19, a Conmebol estuda prorrogar o prazo de suspensão dos jogos da Copa Libertadores
Conmebol avalia prorrogar suspensão da Libertadores para além de 5 de maio
Volta do torneio depende de retomada do futebol em todos os países e de reabertura de fronteiras em todas as 10 nações participantes da América do Sul
Por causa do agravamento da pandemia de Covid-19 na América do Sul, a Conmebol estuda prorrogar o prazo de suspensão dos jogos da Copa Libertadores para além de 5 de maio, prazo inicialmente previsto pela própria confederação. A avaliação na entidade é que será muito difícil que o futebol seja retomado dentro desta prazo em todos os 10 países da região – Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela.
Basta que em um deles não ocorra para que o torneio não seja retomado. Além disso, as fronteiras entre todos os países precisam ser reabertas – situação que hoje é imprevisível.
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol: adiamento prolongado em análise — Foto: REUTERS/Jorge Adorno
No dia 12 de março, a Conmebol havia suspendido os jogos da Libertadores por uma semana; em seguida, esticou a suspensão até 5 de maio. Até o momento da interrupção, haviam sido disputadas duas das seis rodadas da fase de grupos. Para tentar aliviar a situação dos clubes, a Conmebol adiantou o pagamento de parte da premiação relativa a esta fase da competição.
Por Martín Fernandez — São Paulo
Globoesporte.globo.com