SIGA O 24H

Esporte

Potes 1 e 2 do sorteio da Pré-Libertadores

Publicado

em

Compartilhar isso...

Pré-Libertadores: veja como será o sorteio nesta segunda e possíveis rivais de América-MG e Fluminense

Flu decidirá classificação para terceira fase em casa, enquanto Coelho jogará a volta fora

A Libertadores começa nesta segunda-feira para América-MG e Fluminense. A Conmebol vai sortear os confrontos das três primeiras fases do torneio para as equipes que aspiram as últimas oito vagas para a fase de grupos. O evento, que acontece na sede da confederação em Luque, no Paraguai, está previsto para 12h20 (de Brasília), após o sorteio da Copa Sul-Americana.

América-MG e Fluminense entram direto na segunda fase e estão em potes diferentes no sorteio em função de suas colocações no ranking da Conmebol. O Tricolor (30º na classificação dos clubes sul-americanos), está no pote 1, que terá a vantagem de fazer o segundo jogo do mata-mata em casa. Já o Coelho, que está em sua primeira participação na Libertadores e não consta entre os 100 primeiros da lista, está no pote 2, dos times que decidirão a classificação como visitante.

As equipes do pote 1 jogam contra as do pote 2, mas América-MG e Fluminense não poderão se enfrentar nesta fase. De acordo com o regulamento, duas equipes do mesmo país somente poderão formar uma chave se uma delas vier da etapa anterior, o que não é o caso, pois os brasileiros entram juntos na segunda fase. Assim, veja qual adversário Coelho e Tricolor poderão pegar:

Possíveis adversários do América-MG:

  • Atlético Nacional (Colômbia)
  • Estudiantes (Argentina)
  • Guaraní (Paraguai)
  • The Strongest (Bolívia)
  • Universitario (Peru)
  • Universidad Católica (Equador)
  • Monagas (Venezuela)

Possíveis adversários do Fluminense:

  • Audax Italiano (Chile)
  • Everton (Chile)
  • Plaza Colonia (Uruguai)
  • Millonarios ou Deportivo Cali (Colômbia)*
    *O último classificado será conhecido na terça-feira
  • Classificados da 1ª fase*
    *Olimpia (Paraguai), Barcelona de Guayaquil (Equador), Bolívar (Bolívia), Deportivo Lara (Venezuela), Montevideo City Torque (Uruguai) ou Universidad César Vallejo (Peru)

A temida altitude sul-americana pode cruzar o caminho tanto de América-MG quanto de Fluminense na Pré-Libertadores. Entre os possíveis rivais do Coelho, a Universidad Católica-EQU joga no Estádio Atahualpa, em Quito (Equador), a 2.850 metros, enquanto o The Strongest tem como casa o Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia), a 3.601 metros. Já entre os possíveis adversários do Tricolor há o Bolívar, que compartilha o campo com o The Strongest, a 3.601 metros, e o Millonarios, que joga no El Campín, em Bogotá (Colômbia), a 2.552 metros.

Potes 1 e 2 do sorteio da Pré-Libertadores — Foto: Divulgação / Conmebol

Potes 1 e 2 do sorteio da Pré-Libertadores — Foto: Divulgação / Conmebol

O sorteio acontece da seguinte forma: primeiro é sorteado um time do pote 2, que fará o primeiro jogo em casa. Em seguida, sorteia-se o seu adversário do pote 1. Esse processo se repetirá até acabarem as oito bolinhas de cada pote. Se o Fluminense for sorteado como adversário do América-MG, o Tricolor irá para o confronto seguinte, pois não poderão se enfrentar nesta fase.

O sorteio também vai definir o chaveamento da terceira e última fase da Pré-Libertadores. O ganhador do primeiro confronto sorteado da segunda fase vai pegar o ganhador do último confronto. O vencedor do segundo duelo vai pegar o vencedor do sétimo duelo. O classificado da terceira chave vai pegar o classificado da sexta chave. E quem passar do quarto mata-mata vai pegar quem sair do quinto.

Nesta terceira e última fase, terá o direito de decidir a classificação em casa os times de melhor colocação no ranking de clubes da Conmebol.

Sorteio dos confrontos da terceira fase da Pré-Libertadores — Foto: Reprodução / Conmebol

Sorteio dos confrontos da terceira fase da Pré-Libertadores — Foto: Reprodução / Conmebol

Como funciona a Pré-Libertadores?

Fase 1:

A Pré-Libertadores é dividida em três fases mata-mata. Na primeira, que será nas semanas dos dias 9 e 16 de fevereiro, irão jogar apenas Barcelona de Guayaquil, Olimpia, Universidad César Vallejo, Montevideo City Torque, Deportivo Lara e Bolívar. Os confrontos são definidos por sorteio, e apenas três avançam. Quem for eliminado não vai para a Copa Sul-Americana.

Fase 2:

É onde entram os dois brasileiros (América-MG e Fluminense) e Estudiantes, Audax Italiano, Everton, Universidad Católica-EQU, Guaraní, Universitario, Plaza Colonia, Monagas, The Strongest, Atlético Nacional e o último classificado da Colômbia (Millonarios ou Deportivo Cali). Eles se juntam aos três que passarem pela primeira fase para novos confrontos mata-mata nas semanas dos dias 23 de fevereiro e 2 de março. Oito avançam, e quem for eliminado não vai para a Copa Sul-Americana.

Fase 3:

Os oito classificados na segunda fase se enfrentam, com confrontos previamente definidos por sorteio, nas semanas dos dias 9 e 16 de março, para definir os quatro que avançam para a fase de grupos. Os quatro eliminados vão para a Copa Sul-Americana.

A final da Libertadores em 2022 será realizada em Guayaquil, no Equador, no estádio do Barcelona de Guayaquil.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade