SIGA O 24H

Internacional

Presidente afirmou ainda não querer trazer tema de guerras para g20 para dar “espaço para pobres”.

Publicado

em

Compartilhar isso...

Declaração final do G20 deve recomendar fim das guerras em Gaza, Líbano e Ucrânia, diz Lula

Em entrevista ao Fantástico, o anfitrião do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que deverá dar uma recomendação para o fim dos conflitos mundiais no encontro de líderes.

“Eu acho que a gente vai dar uma recomendação que queremos a paz na Faixa de Gaza, no Líbano e na Ucrânia. Queremos acabar com todas as guerras”, declarou.

Lula ressaltou, entretanto, que fez questão de evitar debates sobre os conflitos no encontro de líderes: “Eu fiz questão de não trazer a guerra para o G20, porque, senão, não iríamos discutir outras coisas importantes para quem não está em guerra, como os invisíveis do mundo, que muitas vezes as pessoas não enxergam”, explicou o presidente.

A primeira versão do documento final do G20 conta com divergências sobre este tema e também em torno de questões sobre a igualdade de gênero e enfrentamento à emergência climática, conforme adiantou a coluna de Julia Duailibi.

o

‘Eu fiz questão de não trazer a guerra para o G20’, diz Lula

Relação de Lula e Trump será de “chefes de estado”

O presidente também foi questionado sobre como pretende manter um bom relacionamento com o recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Eu mantenho uma relação civilizada com qualquer governo. Não olho ideologicamente quem é o presidente, mas sim o compromisso dele como chefe de Estado”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que sua relação com líderes internacionais, como Donald Trump e Joe Biden, é guiada pelos interesses do Estado brasileiro: “O Brasil tem interesses, os Estados Unidos têm os seus, e nós precisamos construir uma civilidade civilizada”, completou.

Em um evento do G20 Social, a primeira-dama Janja xingou o bilionário sul-africano Elon Musk, dono da rede social X, e indicado recentemente por Trump para chefiar um novo departamento de eficiência governamental dos Estados Unidos.

‘A minha relação com o Trump vai ser uma relação oficial’, diz Lula

Por Judite Cypreste, g1

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade