Saúde
“Prevenir é sempre a melhor escolha”, a mobilização na Nova Ceasa busca conscientizar a respeito das (IST’s)
Dezembro vermelho: Nova Ceasa realiza ação de testagem nesta sexta-feira
Mobilização na Nova Ceasa busca conscientizar a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)
A Nova Ceasa realizará nesta sexta-feira (2) a campanha “Dezembro Vermelho”. A ação contará com testagem rápida HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além da distribuição de material informativo para os feirantes e clientes do mercado.
Com o tema “Prevenir é sempre a melhor escolha”, a mobilização na Nova Ceasa busca conscientizar a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, pelo contato sexual sem o uso de preservativos com um parceiro infectado.
Segundo Jorgenei Moraes, gerente de projetos sociais da Nova Ceasa, a campanha acontece por meio de parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. “A Sesapi vai disponibilizar profissionais e materiais para a realização da testagem. A expectativa é de realizamos cerca de 400 testes no dia da ação”, disse Jorgenei.
“A campanha Dezembro Vermelho é uma forma de gerar grande mobilização na luta contra as IST’s, principalmente o HIV/AIDS. Nesse momento, queremos chamar a atenção para a prevenção e proteção dos direitos das pessoas infectadas, bem como, conscientizar a todos a respeito das infecções causadas pelo contato sexual sem proteção”, disse o gerente da Nova Ceasa.
A ação Dezembro Vermelho faz parte do projeto Saúde do Feirante da Nova Ceasa e será realizada no Galpão Amarelo que fica ao lado do prédio do Banco de Alimentos da Nova Ceasa.
Dezembro Vermelho:
A campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs.
Como prevenção é importante observar o próprio corpo durante a higiene pessoal – o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial – e procurar o serviço de saúde ao perceber qualquer sinal ou sintoma.
O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis, o HIV/Aids e as hepatites virais B e C.
As UBS’s disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos.
Pi.gov.br