Agenda Cultural
Projeto Vem Cantar Comigo. Os alunos estão expondo seus trabalhos nos dias 17 e 18 de novembro.
CMEI Sagrado Coração de Jesus utiliza cantigas de roda no projeto Vem Cantar Comigo
Na Semana Nacional da Música, o Centro Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus, localizado na Taboca do Pau Ferrado, está realizando a culminância do projeto Vem Cantar Comigo. Os alunos estão expondo seus trabalhos nos dias 17 e 18 de novembro.
O projeto tem a música como foco, especificamente as cantigas de roda. Desde o mês de agosto, ainda com as aulas no formato remoto, as crianças começaram a estudar tudo sobre esses clássicos infantis. A ideia da pedagoga Francilene Ribeiro era envolver diversas estratégias de aprendizado com base nas cantigas de roda.
“Queríamos algo diferente para chamar a atenção das crianças e dos pais, contemplando o público muito diverso que nossa escola atende: são turmas do Maternal ao 2º ano do Ensino Fundamental. Foi aí que pensamos na música, algo democrático e que ensina muito. Trabalhamos artes, dobraduras, brincadeiras, jogos”, conta Francilene. Segundo ela, o projeto superou as expectativas. “Exploramos também leitura, escrita, interpretação, ritmo, inúmeras habilidades, contando com as famílias”, afirma.
Cantigas como Baratinha, O Cravo e A Rosa, Borboletinha, entre outras, fizeram parte da rotina das turmas por três meses. No evento de culminância, as crianças realizaram uma exposição das produções em sala de aula e apresentações para os colegas. Também receberam a visita dos alunos da Escola Municipal Manoel Alves de Oliveira.
A programação contou com parceiros para animar o primeiro dia, como o grupo Música para Todos; o músico mirim Paulo Hayrton, talentoso ao tocar acordeom; e Márcia Andreia, professora da Rede Municipal de Ensino que também é apaixonada por música.
Para a diretora Perpétua Alves, o projeto marca a retomada das atividades presenciais na escola. “Ainda vivenciamos um momento difícil, e a música traz um certo alívio. As crianças adoraram aprender através das cantigas populares, com um pouco de alegria para nosso CMEI”, concluiu a diretora.
Pmt.pi.gov.br