Esporte
Quem vai ganhar a Eurocopa: Inglaterra ou Itália?
Em sua quarta participação na competição, zagueiro de 36 anos chama atenção por jeito efusivo e vai em busca de título inédito com a camisa da seleção
Curtindo a Euro adoidado: os momentos de diversão e euforia de Chiellini, capitão da Itália
As reações efusivas e empolgadas parecem ser de um menino que debuta por sua seleção. Mas elas vêm de um dos jogadores mais veteranos desta Eurocopa: aos 36 anos, Giorgio Chiellini desfruta dos momentos com a camisa da Itália. E vai para uma nova final ainda almejando seu primeiro título pela Azzurra.
- Quem vai ganhar a Eurocopa: Inglaterra ou Itália?
- Roberto Mancini busca na final da Eurocopa a redenção pela Itália
Itália e Inglaterra se enfrentam na final às 16h (horário de Brasília) deste domingo. TV Globo e SporTV transmitem o jogo, que terá acompanhamento em tempo real do ge.
O zagueiro, capitão da equipe comandada por Roberto Mancini, chamou atenção no momento que antecedeu a disputa por pênaltis contra a Espanha, na semifinal. Falante e agitado após a prorrogação, deixou Jordi Alba desconcertado diante do árbitro na hora do cara ou coroa (veja no vídeo acima). Estratégia para desestabilizar o rival ou apenas o seu jeito?
A resposta não sabemos, mas não foi o primeiro momento envolvendo o jogador da Juventus que atraiu olhares nesta Eurocopa. No que provavelmente está sendo último grande torneio defendo as cores do país, cada vitória foi muito saboreada. Contra a Bélgica, nas quartas, por exemplo, Chiellini foi para os braços da galera na arquibancada.
Chiellini comemora com torcedores italianos após classificação nas quartas de final — Foto: Getty Images
“Tá se divertindo, né Chiellini?”
A narração de Luis Roberto (veja abaixo) exemplificou um dos momentos em que o zagueiro apareceu sorrindo dentro de campo. Após bloquear um chute perigoso de De Bruyne, ele sequer parecia estar em um jogo decisivo de Eurocopa.
Desde a estreia, cada bola foi importante para Chiellini. Com o placar garantido diante da Turquia, aos 46 minutos do segundo tempo, ele mostrou disposição de um jovem para bloquear finalização – e vibrar como se tivesse feito um gol.
Gol este que chegou a acontecer, mas acabou invalidado pelo VAR. Na segunda rodada, diante da Suíça, inclusive, o capitão foi de um momento de euforia a um de preocupação em poucos minutos. Balançou a rede, impedido, aos 19, e saiu sentindo dores aos 24.
Acerbi ficou com a vaga até o jogo das oitavas de final, contra a Áustria. Mas Chiellini recuperou-se a tempo de ser importante nos jogos contra Bélgica, com ninguém menos que Lukaku pela frente, e Espanha – onde uma nova “defesa” foi muito celebrada.
Ao lado de Bonucci, seu companheiro de zaga no vice da Euro 2012 – e também na Juve -, Chiellini tenta sucesso em sua quarta participação na competição, número alcançado apenas por Buffon e Del Piero no país. A Itália caiu nas quartas de final em 2008 e em 2016.
Números de Chiellini na Eurocopa 2020:
- 4 jogos (todos como titular)
- 324 minutos em campo
- Nenhum cartão recebido
- Venceu 80% dos duelos no chão e 67% pelo alto
Chiellini em clima amigável com Busquets, capitão da Espanha — Foto: Carl Recine/Reuters
Se os momentos ao longo da campanha que levou a seleção italiana até a decisão foram celebrados de forma muito empolgada, imagine só se o zagueiro tiver a chance de erguer o troféu no domingo? Cena do próximo capítulo em Wembley, contra a Inglaterra.
Por Thiago Benevenutte — Rio de Janeiro
Ge.globo.com