Esporte
Rogério Ceni X Abel Ferreira apostam fichas no título brasileiro
Ainda dá? Flamengo e Palmeiras tentam se colocar de vez na briga por título do Brasileirão
Cariocas e paulistas mantêm esperança pelo troféu da Série A de 2020
Ainda dá? Essa é talvez uma das perguntas mais feitas por torcedores de Flamengo e Palmeiras em relação ao futuro dos dois times no Campeonato Brasileiro. Quarto e quinto colocados na tabela, respectivamente, cariocas e paulistas se enfrentam nesta quinta-feira, a partir das 19h (de Brasília), para se colocarem de vez na briga pelo título da Série A.
O Premiere transmite Flamengo x Palmeiras para todo o Brasil, com narração de Gustavo Villani e comentários de Paulo Nunes e Júnior. O ge exibe ao vivo o pós-jogo, com os gols da partida, análises dos repórteres e melhores momentos.
A distância para a liderança diminuiu nas últimas rodadas e, por isso, Flamengo e Palmeiras veem como realidade a briga pelo título nacional com Internacional, São Paulo e Atlético-MG, principalmente.
+ Simule os resultados da reta final do Brasileirão
Após golear o São Paulo por 5 a 1 na noite desta quarta-feira, o Inter assumiu a liderança que até então era do rival paulista. São 59 pontos: a sete de distância do Flamengo, e a oito do Palmeiras.
Rogério Ceni e Abel Ferreira apostam fichas no título brasileiro — Foto: Infoesporte
Discurso otimista
Baseando-se puramente nos números, a briga pelo título continua viva no Flamengo. O time vai entrar em campo a sete pontos do líder Inter, com dois jogos a menos – ou seja, num curto prazo pode reduzir a diferença para apenas um ponto.
O discurso da diretoria também é padrão: todos acreditam no trabalho de Rogério Ceni e na conquista do título.
A questão é o desempenho do time. Contra o Goiás, o placar de 3 a 0 pode indicar uma vitória fácil, mas o que se viu foi uma equipe ainda com dificuldades para criar chances de gol, embora mais segura na defesa.
O jogo contra o Palmeiras é um teste e tanto para saber o atual patamar do Flamengo. Uma vitória daria a confiança necessária para um elenco repleto de grandes jogadores, mas que ainda busca sua melhor forma técnica.
Algo a favor do Flamengo é que seus principais jogadores estão à disposição, após um período de muitos desfalques por lesão no fim de 2020. Com o elenco praticamente completo, uma boa sequência pode ser decisiva para o título.
+ Clique aqui e leia mais notícias sobre o Flamengo
Flamengo vem de boa vitória sobre o Goiás: hora de engrenar — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Luta em três frentes
Para o Palmeiras, o embate diante dos flamenguistas é tratado no discurso sob a mesma ótica dos decisivos confrontos de Copas, que levaram a equipe de Abel Ferreira às decisões da Copa do Brasil contra o Grêmio e da Libertadores contra o Santos.
Um dos melhores times do returno, com 23 pontos, e com 6% de chances de título segundo cálculo do matemático Tristão Garcia, o Palmeiras vem embalado por quatro partidas de invencibilidade e uma goleada histórica sobre o arquirrival Corinthians.
Desde 2004, a equipe alviverde não vencia o principal adversário do estado por 4 a 0, placar conquistado na última segunda-feira com gols de Raphael Veiga e Luiz Adriano (dois cada). A goleada, contudo, ficou no passado, e o foco está no Flamengo.
– Conseguimos ser eficientes contra o Corinthians, mas focamos no processo e não no resultado. Temos 24 horas para celebrarmos e 24 horas para lamentarmos quando o resultado não é favorável. Tivemos uma conversa para ver o que podemos melhorar. Trabalhamos focados no processo e pensando nos próximos jogos – afirmou o zagueiro Luan.
Diante dos rubro-negros, entretanto, o Palmeiras volta a “dosar energia”. Além do suspenso Mayke, que está fora após decisão final do STJD, o time alviverde não deve contar com atacante e destaque Rony, desfalque por um problema no joelho.
+ Clique aqui para mais notícias do Palmeiras
Técnico Abel Ferreira trabalha sob a filosofia do “jogo a jogo”; duelo contra o Fla pode mudar pensamento sobre a Série A — Foto: Marcos Ribolli
Por Felipe Schmidt e José Edgar de Matos — Rio de Janeiro e São Paulo
Globoesporte.globo.com