Esporte
Ryan Nelsen após sorteio da bolinha com o nome do Brasil
Ryan Nelsen após sorteio da bolinha com o nome do Brasil — Foto: Divulgação/Fifa
Seleção estreará diante das chinesas, no dia 21 de julho, e depois enfrentará holandesas, que estão na terceira posição do ranking da Fifa e foram vice-campeãs mundiais em 2019
A seleção brasileira enfrentará China, Zâmbia e Holanda no início da disputa pela sonhada medalha de ouro no torneio de futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio. Os grupos da competição foram sorteados na manhã desta quarta-feira, na sede da Fifa, em Zurique, e o Brasil caiu na chave B, que tinha a Holanda, terceira colocada no ranking mundial da Fifa, como cabeça de chave.
- Brasil reencontrará a Alemanha na fase de grupos do torneio de futebol masculino das Olimpíadas
As brasileiras enfrentarão as chinesas na estreia, marcada para o dia 21 de julho, no Estádio de Myiagi – no mesmo dia, será realizado o jogo de abertura da competição, entre Japão e Canadá, no Sapporo Dome. O Brasil vai a campo depois contra a Holanda, no dia 24, também em Myiagi, e fecha a fase de grupos contra a Zâmbia, em Saitama, três dias depois.
Veja os grupos:
- Grupo E: Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Chile
- Grupo F: China, Brasil, Zâmbia e Holanda
- Grupo G: Suécia, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia
Grupos do torneio de futebol feminino das Olimpíadas — Foto: Reprodução/Twitter
Avançam para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Se ficar na primeira colocação, o Brasil enfrentará o segundo colocado do grupo G. Caso termine em segundo, o rival será o segundo colocado do grupo E. Se avançar como uma das melhores terceiras colocadas, a seleção enfrentará o primeiro colocado de um dos dois outros grupos.
Desta forma, a seleção brasileira terá em seu caminho uma potência mundial do esporte: a Holanda, que foi vice-campeã mundial em 2019, perdendo a final para os Estados Unidos. O time é o terceiro colocado no ranking mundial da Fifa, estando atrás apenas das norte-americanas e da França, e por isso foi um dos cabeça de chave do sorteio.
Também está no grupo a China, um dos principais times da Ásia, que se classificou para as Olimpíadas através de um torneio classificatório, junto à Austrália. As chinesas estão na 14ª colocação do ranking mundial e caíram nas oitavas de final da Copa do Mundo, há dois anos – mesma fase onde chegaram as brasileiras. A Zâmbia, por sua vez, é apenas a 104ª colocada no ranking da Fifa, mas conquistou a vaga através do pré-olímpico da África.
O sorteio foi realizado na sede da Fifa, em Zurique, e teve como apresentadora a jornalista britânica Samantha Johnson. Os anfitriões por parte da organização foram o diretor de torneios Jaime Yarza e a diretora de futebol feminino Sarai Bareman. Os ex-jogadores Ryan Nelsen, da Nova Zelândia, e Lindsay Tarpley, dos EUA, auxiliaram no sorteio das bolinhas.
Lindsay Tarpley exibe papel com o nome do Brasil no sorteio dos grupos — Foto: Divulgação/Fifa
Os times foram divididos em quatro potes no torneio masculino e em três potes na competição feminina – número de grupos de cada disputa. A única restrição era o veto a confronto entre times da mesma confederação.
O torneio feminino de futebol das Olimpíadas de Tóquio começa no dia 21 de julho, e a competição masculina terá início no dia 22 – ambas antes da cerimônia de abertura da competição, marcada para o dia 23. A final entre as mulheres será disputada no dia 6 de agosto, no Estádio Olímpico de Tóquio, e a decisão entre os homens será realizada no dia 7 de agosto, no Estádio Internacional de Yokohama – palco da final da Copa do Mundo de 2002.
Confira a tabela da seleção brasileira:
- 1ª rodada: China x Brasil
Local: Estádio de Miyagi
Data: 21 de julho
Horário: 5h (de Brasília)
- 2ª rodada: Holanda x Brasil
Local: Estádio de Miyagi
Data: 24 de julho
Horário: 8h (de Brasília)
- 3ª rodada: Brasil x Zâmbia
Local: Estádio Internacional de Yokohama
Data: 27 de julho
Horário: 8h30 (de Brasília)
Por Redação do ge — Zurique, Suíça