Esporte
Se nos jogos os jogadores terão o refresco da tecnologia, o mesmo não acontece nos treinos.
Copa 2022: refrigeração dos estádios é projeto de engenheiro conhecido como Dr. Cool
Sete dos oito estádios que receberão jogos do Mundial são alimentados por um sistema de turbinas elétricas que mantêm a temperatura em 26ºC
O calor do Catar foi tema de preocupação desde o momento em que a Fifa decidiu por realizar a Copa do Mundo no país, não à toa o torneio, que tradicionalmente acontece no meio do ano, foi transferido para novembro/dezembro, período de temperaturas mais baixas no local.
+ Eric Faria pede desculpas após empurrão em torcedor ao vivo: “Baita susto”
+ Catar endurece regras e proíbe venda de cerveja no entorno dos estádios da Copa
Re
Estádios do Mundial de Clubes e Copa do Mundo de 2020 contam com ar condicionado nos campos e arquibancadas
Pensando em manter o conforto para espectadores e jogadores, a organização preparou um sistema de turbinas de ventilação para manter o clima em torno dos 26ºC mesmo durante os horários de maior calor. Sete dos oito estádios do Mundial contam com essa tecnologia.
Engenheiro conhecido como Dr. Cool e responsável pela refrigeração dos estádios da Copa — Foto: Infoesporte
O sistema foi desenvolvido pelo engenheiro sudanês Saud Abdulaziz Abdul Ghani, da escola de engenharia da Universidade do Catar. Ghani recebeu inclusive o apelido de Dr. Cool (Dr. Fresco, na tradução direta) por conta da invenção.
O sistema que atende aos outros sete palcos da Copa do Mundo foi testado em 2017, com a reinauguração do Estádio Internacional Khalifa. Enquanto a temperatura ambiente era de 38ºC, dentro do estádio os torcedores e jogadores aproveitavam a partida à 22ºC.
A tecnologia conta com turbinas a alguns quilômetros das arenas que bombeia água gelada para que a ventilação refrigere todo o ambiente. Mesmo em um período mais fresco no Catar, as temperaturas chegam aos 36ºC durante a tarde e os primeiros jogos de cada dia acontecem às 13h do horário local.
A única exceção é o Estádio 974, que funcionará apenas com refrigeração natural. Ele é a primeira arena temporária utilizada em uma Copa do Mundo e será totalmente desmontado depois do torneio. Construído usando containers de navio, foi batizado em referência ao código telefônico do país e ao número de containers usados na montagem.
Estádio 974 — Foto: EFE/EPA/NOUSHAD THEKKAYIL
Se nos jogos os jogadores terão o refresco da tecnologia, o mesmo não acontece nos treinos. A Inglaterra mostrou os jogadores sofrendo com o calor durante uma atividade realizada no meio da tarde.
Por Redação do ge — Rio de Janeiro (RJ)