Esporte
Seleção festeja após vitória contra a Itália
Brasil encara Porto Rico e tenta manter embalo no Mundial
Após duas vitórias sobre China e Itália, seleção põe favoritismo à prova contra rival menos badalado na segunda fase. Triunfo deixaria vaga nas quartas de final encaminhada na Holanda
Depois de duas vitórias contra favoritos ao título do Mundial feminino de vôlei, o Brasil tem pela frente um azarão. Nesta quinta-feira, ainda com a memória do triunfo sobre a Itália, a seleção entra em quadra para enfrentar Porto Rico pela segunda fase da competição. O rival tem poucas chances na briga por um lugar nas quartas de final. Mas, para manter o bom momento, o time de José Roberto Guimarães quer evitar qualquer surpresa em Roterdã, na Holanda. A partida está marcada para 11h, e terá transmissão do sportv2 e cobertura em tempo real do ge.
Com a vitória sobre a Itália, o Brasil subiu para 14 pontos, em terceiro lugar no grupo E da segunda fase. No Mundial, as seleções classificadas na primeira fase carregaram os resultados anteriores para esta etapa. Divididas em dois grupos, as quatro melhores equipes de cada chave avançam às quartas de final. Uma vitória sobre Porto Rico deixaria a vaga brasileira encaminhada.
+ Confira a tabela completa do Mundial de vôlei
Seleção festeja após vitória contra a Itália — Foto: Divulgação/FIVB
Na primeira fase, a derrota para o Japão tirou a invencibilidade do Brasil. Mas, ao vencer China e Itália em sequência, a seleção de Zé Roberto ganhou força para a sequência da competição. Agora, tenta manter a mesma pegada diante de um rival menos badalado e teoricamente mais fraco.
– Maior armadilha é o menosprezo. Aqui, não tem essa. Porto Rico se classificou e nós precisamos ter um cuidado muito grande. Algumas jogadoras atuam fora de Porto Rico, na Europa. E é um time que tem volume. Tem um saque agressivo, contundente. O sistema defensivo é interessante. São jogadoras com certa rodagem. É um time que não podemos descuidar em momento algum. Tem um bom volume de jogo e incomodou muito a Itália, quase ganhou dois sets. Temos de ter uma atenção muito grande. E aproveitar tudo o que temos feito desde o jogo da China, quando evoluímos.
R
Melhores momentos: Itália 2 x 3 Brasil pelo Mundial de Vôlei Feminino
Porto Rico, é verdade, parece não oferecer tantos perigos. As rivais somam apenas duas vitórias no Mundial, ambas na primeira fase, contra Camarões e Quênia. Ainda assim, o Brasil se faz alerta. Macris também ressalta a importância de vencer em sets diretos para garantir uma boa classificação.
– Cada jogo é muito importante. Independentemente do adversário. Sabemos o que nós temos de fazer, de construir dentro de quadra. Isso é o mais importante. É um jogo após o outro. Nesse nível, não tem adversário mais fraco. Todo jogo é muito difícil, muito decisivo. Temos de fazer todo o estudo, toda a preparação e manter o foco total.
+ “Dá nelas, Gabi”: Brasil festeja atuação de gala da capitã
+ Tainara diz ter perdido lucidez contra Itália: “Fiquei bitolada”
Gabi, maior destaque do time na vitória sobre a Itália, diz que o Brasil não pode diminuir o ritmo. Na sequência, a seleção encara dois rivais mais perigosos, Holanda e Itália. Qualquer tropeço colocaria por terra os feitos dos resultados anteriores.
– A gente mudou a postura desde o jogo contra a China. Se a gente mantiver, fica difícil de segurar. A gente tem a capacidade, jogando dessa maneira, de jogar de igual com todos os favoritos. Temos de ter o pé no chão, entender que tem muita coisa pela frente ainda. Mas frisar a nossa postura. Independentemente de quem venha, favoritos ou não. É entender que, se a gente jogar com postura, acreditando e se ajudando, entendendo o que precisa ser feito, vai ser difícil de segurar a gente.
No treino de terça-feira, Zé Roberto poupou as titulares – apenas Macris treinou. O técnico não deve promover mudanças no time. A seleção deve ser a mesma que foi escalada desde a partida contra a China, com Tainara na saída de rede. A equipe então, deve ir à quadra com Macris, Tainara, Carol, Carol Gattaz, Gabi e Pri Daroit. A líbero será Natinha.
Jogos do Brasil na segunda fase:
Terça-feira – 04/10
12h15 – Itália 2 x 3 Brasil – 25/20, 22/25, 22/25, 25/21 e 17/15
Quinta-feira – 06/10
11h – Brasil x Porto Rico
Sexta-feira – 07/10
15h15 – Brasil x Holanda
Sábado – 08/10
12h – Brasil x Bélgica
Por João Gabriel Rodrigues — Roterdã, Holanda