Cidade
Semcaspi preparou programação especial para o aniversário do Conade
Semcaspi comemora aniversário do Conade com Manhã de Cidadania nesta quarta (22)
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), comemora o 23° aniversário de fundação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE-TE) nesta quarta-feira (22), no pátio da secretaria, de 9h às 12h, com a realização de uma Manhã de Cidadania. A ação acontece em alusão ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei n° 4.319 de 1° de agosto de 2012.
A Manhã de Cidadania, que tem como tema: “Referenciar, Debater e Incluir”, ofertará os seguintes serviços: corte de cabelo; maquiagem; esmaltação; design de sobrancelhas; atendimento do Programa Abrace Nós; concessão de Passe Livre Municipal e orientações de saúde.
Segundo Allan Cavalcante, secretário de Semcaspi a ação tem como objetivo destacar as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.
Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi (Foto: Ascom/Semcaspi)
“A ação vai além de comemorar os 23 anos do Conade. Estaremos evidenciando as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. A gestão tem se proposto a fazer ações que incluam essa população, cumprindo um desejo do prefeito Doutor Pessoa, que sempre tem um olhar de carinho para essas pessoas”, ressalta o secretário.
Gilmara Costa, presidente do Conade-TE, afirma que o evento irá tratar sobre as pautas que asseguram os direitos das pessoas com deficiência e destaca a importância da presença destas no evento.
“Amanhã serão tratadas pautas que asseguram os direitos das pessoas com deficiência, entre elas, iremos tratar da alteração de lei de criação do conselho, alteração da lei de concessão de Passe Livre Municipal, criação da comissão pela defesa de direitos da pessoa com deficiência na Câmara Municipal e o censo para pessoas com deficiência do estado pela Seid. Esperamos atender estas pessoas, pois é importante que elas estejam presentes quando se trata dos seus direitos”, enfatiza Gilmara Costa.
Emerson Alves, conselheiro do Conade Teresina, fala da importância da discussão das pautas que envolvem as pessoas com deficiência e os órgãos responsáveis pela garantia destas políticas.
“Esse evento é importante pois através dele poderemos referenciar, debater, incluir e discutir políticas públicas eficazes, analisar o que já existe de políticas públicas para este público e dessa forma discutir melhorias nas redes ou nas especificidades de algumas deficiências”, completa.