SIGA O 24H

Agenda Cultural

(Semest) promoveu nesta manhã, um café da manhã para os artesãos, na Galeria de Arte Santeira

Publicado

em

Compartilhar isso...

Artesanato teresinense terá apoio da PMT através da abertura da Escola de Artes e microcrédito pelo Banco Popular

A Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest) promoveu nesta manhã de sexta-feira (08), um café da manhã para os artesãos, na Galeria de Arte Santeira, localizada no Parque da Cidadania. O encontro promoveu um diálogo entre a classe de artesãos e a gestão municipal. Estiveram presentes, os artesãos, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa e sua equipe, e a secretária de Economia Solidária, Socorro Bento com sua equipe de gabinete.

“Investir em arte e nos nossos artistas, é investir em cidadania e cultura para nossa população. A arte conta nossa história, nossa essência e nos representa em qualquer parte do mundo que esteja. Temos um leque muito vasto de artistas, artesãos que são reconhecidos internacionalmente”, destacou a secretária, Socorro Bento.

Ela, também, falou do projeto de reabrir a escola de arte santeira que fica localizada no bairro Poty Velho.

“Arte, economia e cidadania estão ligadas. Então para enaltecer nossos artistas, gerar renda e reconhecimento pelo trabalho deles e trazer para população cultura. Estamos providenciando a reabertura da Escola de Arte Santeira, com uma roupagem diferente, agora a escola será voltada para artes, em geral, e ela não ficará apenas na zona norte, será descentralizada para que mais pessoas sejam alcançadas. E, também, estamos estudando a possibilidade de incluir os jovens venezuelanos e pessoas em situação de rua no projeto”, ressaltou a secretária.

Na ocasião, todos os artesãos de arte santeira que estavam presentes, apresentaram-se para o prefeito e para a secretária. Em suas falas, apontaram a importância da arte santeira para a cultura e tradição do Estado. E aproveitaram o momento para falar sobre a importância do incentivo da Prefeitura, para a classe.

“Estamos felizes com esse momento com o prefeito. Mais cedo falei com a secretária, Socorro, sobre a importância de descentralizar a escola de arte santeira, para que as pessoas tenham acesso. E também de uma linha de microcrédito para os artesãos por meio do Banco Popular”, pediu o artesão Leonardo Leal.

Sensível à questão dos artesãos, o prefeito, Dr. Pessoa, liberou a inclusão do segmento para ser incluído nos grupos atendidos com microcrédito pelo Banco Popular, e a descentralização da escola de arte.

“Em nenhum lugar do mundo se vive sem arte e sem cultura. E isso (projeto) vamos abraçar. Nosso apoio aos artesãos, a cultura, em um lugar no centro, mais centralizado, e posteriormente disseminado na cidade. Vamos estar junto de vocês sem explorar, mas apoiar, por meio da disponibilização de recursos abaixo do mercado” falou o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Para o artesão, Francisco Filho, o evento foi muito positivo para a classe. “O aproveitamento foi cem por cento, a apresentação da secretária para os artesãos. Nós, artesãos, vimos com bons olhos a atuação da secretária, foi bastante positiva. Agora, vamos dar início ao projeto da escola,” disse.

Foto: Dantécio Cardoso
Foto: Dantécio Cardoso

Pmt.pi.gov.br

JUSNOTICIAS / NOTICIAS DE CAMPO MAIOR-PI / POLITICA / ESPORTES BACHAREL EM DIREITO / JORNALISTA - DRT 2590/PI RADIALISTA DRT 966/PI PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO PORTALSN

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade