Politica
Será realizada, a audiência pública para tratar da revitalização do Parque Zoobotânico de Teresina.
Semar é o órgão executor da concessão de uso do parque
Audiência pública sobre a PPP do Parque Zoobotânico será realizada nesta terça (22)
Será realizada, nesta terça-feira (22), a audiência pública para tratar da revitalização do Parque Zoobotânico de Teresina. O espaço se tornar uma Parceria Púbico Privada (PPP) na qual está prevista a requalificação e modernização do parque além de sua concessão de uso para manutenção e exploração integradas. Seguindo os protocolos de segurança, a audiência pública ocorrerá virtualmente a partir das 9h30 e será transmitida ao vivo, pelo youtube do Governo do Piauí.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) é o órgão executor da concessão de uso do parque e a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) é o órgão responsável pelo gerenciamento do programa.
A proposta é que o Zoobotânico, terceiro maior parque urbano do Brasil e o maior do nordeste, com uma área total de 127 hectares, se transforme em um bioparque. “De imediato, a Semar arcará com investimentos para melhoria de infraestrutura do parque estadual, que deve ocorrer em um período de seis meses”, explica a superintendente da Suparc, Viviane Moura.
Entre os serviços as serem executados pela empresa vencedora do certame estão a limpeza e conservação de áreas verdes; zeladoria de sanitários; corte de grama; coleta e destinação do lixo; equipamentos, máquinas e veículos; pinturas dos recintos, das edificações e meios-fios. Numa segunda fase, também com previsão de seis meses, a concessionária executará o Plano Emergencial de Intervenções e Operação Inicial. Numa terceira fase, que deve durar cerca de cinco anos, inicia-se a modernização do parque.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, explica que o Parque Zoobotânico vai passar por uma série de melhorias antes de ser aberto ao público. “Estamos trabalhando nesta reforma emergencial, por isso o parque continua fechado, para que as melhorias sejam feitas de forma mais segura e rápida. Os animais seguem assistidos e bem cuidados”, assegurou.
O Parque Estadual Zoobotânico é uma unidade de conservação pertencente ao grupo de proteção integral, segundo a classificação Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Repórter: Ascom Semar / Pi.gov.br