Esporte
Serena já anunciou que a edição 2022 do grand slam americano é o último torneio da carreira.
Serena vence número 2 do mundo, adia aposentadoria e avança no US Open
Lenda do tênis americano mostra alto nível de tênis, vence a segunda principal cabeça de chave e segue história de Cinderela em último torneio da carreira
Serena Williams garantiu vaga na terceira rodada do US Open ao vencer Anett Kontaveit, número 2 do ranking mundial, por 2 sets a 1, parciais de 7/6, 2/6 e 6/2, em pouco mais de 2h30 de partida no Arthur Ashe Stadium, a quadra principal do complexo Billie Jean King.
+ Serena terá, no US Open, último ato de uma carreira genial
Serena Williams comemora ponto contra Kontaveit — Foto: Matthew Stockman/Getty Images
“Sem pressa aqui. Estou amando essa torcida. É realmente fantástico. Ainda tem um pouquinho sobrando em mim. Vamos ver o próximo jogo”, afirmou a americana após a vitória.
Serena já anunciou que a edição 2022 do grand slam americano é o último torneio da carreira. Aos 40 anos, a lenda do tênis americano busca o 24º título de major da carreira, o sétimo no torneio de Nova York.
Na terceira rodada, Williams encara a australiana Ajla Tomljanovic que venceu a russa Evgeniya Rodina na segunda rodada por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 6/2 e 6/5.
O jogo
Foi Serena quem deu a primeira estocada no saque da rival. A americana teve duas chances de quebra no segundo game da partida, mas Kontaveit conseguiu salvar se aproveitando de um erro da adversária na devolução e de um ace na sequência.
Williams seguiu colocando muita pressão no serviço da estoniana, afundando bem as bolas de dificultando os golpes dela. No sétimo game, novamente a dona da festa teve chances de quebrar o saque, dessa vez três, todas salvas, em um game que durou mais de 12 minutos.
Serena Williams conseguiu enfim a quebra apenas na sexta chance. Kontaveit para o winner de esquerda, a bola bateu na rede e aliviou para a americana, que devolveu e viu a rival errar para colocar em condição de sacar para o primeiro set. Mas a estoniana devolveu imediatamente aproveitando um triplo break point para empatar o set em 5/5 com uma dupla falta.
A igualdade se manteve até o tiebreak. Aproveitando o único erro de Kontaveit, Serena abriu o minibreak e resolveu o primeiro set com dois aces. A derrota no primeiro set acendeu um fogo em Anett, que voltou para a segunda etapa colocando Williams nas cordas, com duas quebras logo de cara para abrir 3/0. Porém desperdiçou a chance de fazer o 4/0 ao cometer uma dupla falta e um erro não-forçado, dando uma quebra de volta.
Quando parecia que Serena Williams voltaria para a partida depois de abrir 40 x 0 no quinto game, Anett Kontaveit reagiu, buscou o empate e conseguiu a quebra pela terceira vez na segunda etapa, praticamente encaminhando o empate do confronto. Bastou confirmar os saques e tudo igual, tudo igual na partida.
O começo do terceiro foi vez da americana começar atropelando. Confirmando o saque e conseguindo uma quebra na sequência, Williams abriu 2/0 na parcial decisiva. Kontaveit até conseguiu devolver a quebra, mas cedeu novamente em seguida e viu a recordista de grand slams abrir 4/1.
Kontaveit sentiu a pressão, depois de perder uma chance de quebra no sétimo game, cedeu o triplo match point para Serena Williams que aproveitou e garantiu a vaga na terceira fase do US Open.
Por Giba Perez — Rio de Janeiro (RJ)
Ge.globo.com