Saúde
(Sesapi), informou que a Farmácia do Povo, localizada no Cento de Teresina, recebeu o abastecimento
Farmácia do Povo recebe abastecimento de medicamentos especializados
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou nesta sexta-feira (24), que a Farmácia do Povo, localizada no Cento de Teresina, recebeu o abastecimento de 12 medicamentos de componentes especializados. Segundo a Secretaria, são medicamentos que atendem pacientes com patologias como psoríase, doença de Parkinson, artrite, lúpus, entre outras, porém, esse recebimento não contempla os medicamentos para diabetes.
De acordo com a Sesapi, as medicações já estão disponíveis para entrega aos pacientes cadastrados na Farmácia. São elas:
- Acitretina 25mg
- Amantadina 100mg
- Atorvastantina 20mg
- Ciclosporina 50mg
- Hidroxiureia 500mg
- Mesalazina 800mg
- Pancreatina 25.000UI
- Sulfassalazina 500mg
- Topiramato 100mg
- Vigabatrina 500mg
- Metotrexato 2,5ml
Outra medicação disponível é o Ácido Ursodesoxicólico (Ursecol) para pacientes com doenças hepáticas, doada pela médica gastroenterologista, Jozelda Duarte.
“É uma medicação fundamental para estes pacientes com doenças de fígado, principalmente das vias biliares, a colestase, que precisam da medicação para ajudar na drenagem da via biliar”, explica a médica.
A diretora da Farmácia do Povo, Wanda Avelino, conta que foram 7.200 comprimidos doados pelo Laboratório Zambon à médica.
“A Jozelda, que trabalha na especialidade, recebeu uma doação do laboratório e gentilmente nos fez esta doação, regularizando o fornecimento para os pacientes cadastrados na Farmácia”, destaca Wanda Avelino.
Para receber as medicações, é necessário que o paciente esteja com o processo ativo, devendo dirigir-se com documentação pessoal à Farmácia do Povo. Os pacientes serão atendidos sem agendamento prévio.
Em Teresina, a Farmácia do Povo funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, à rua David Caldas, 398, Centro.
No interior, os atendimentos são feitos nas unidades de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente, que vão disponibilizar as medicações a partir da próxima semana.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com