Esporte
(Setur), apoia a realização do Enduro do Corisco, que terá suas 7ª e 8ª
Enduro do Corisco terá largada e chegada em Teresina neste domingo (24)
O percurso será de cerca de 130 km e terá passagem por trilhas de Altos e de outros municípios vizinhos a Teresina
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), apoia a realização do Enduro do Corisco, que terá suas 7ª e 8ª etapas no próximo domingo (24), com largada e chegada em Teresina. O Enduro do Corisco é a quarta de cinco provas do Campeonato Piauiense de Enduro da Regularidade 2021, evento realizado pela Federação de Motociclismo do Piauí (FMP) e homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), esta que tem sede no Mato Grosso do Sul.
O percurso, de cerca de 130 km ,já foi concluído pela direção de prova, comandada pelo piloto e empresário Wesley Macedo (Alemão Off-Road). A largada oficial será do Sitio do DIDI, localizado na Santa Teresa, zona rural de Teresina, onde também acontecerá a chegada e a cerimônia de premiação, prevista para começar às 14:30 horas. Cada piloto inscrito tem o minuto e segundo exato para dar sua arrancada, uma vez que a prova é de regularidade e os inscritos precisam estar orientados dentro do tempo e dentro do percurso programado pela direção de prova. Vencem os mais regulares, ou seja, os que trilharem o percurso dentro do tempo e com menos margem de erro do mapa, que está acoplado no seu computador de bordo.
Após a largada, a prova segue pela zona sudeste de Teresina, passando pelo bairro Vale do Gavião, onde já começam as “pegadinhas” ou dificuldades técnicas para testar a capacidade de orientação e navegação. “Para as categorias master (graduado), intermediário e novato um terço de cerca de três quilômetros de laços já para aquecer em uma parte de morro; retornam para o mesmo lugar onde largaram; em seguida largam novamente no sentido contrário pela BR-343, entrando em trilhas no sentido de Altos. A prova seguirá em trilhas de redes de alta tensão, com muitos laços em terreno arenoso e pedras”, disse Macedo, informando que a primeira etapa da prova termina na altura da Usina Santana, com cerca de 50 km de percurso.
A segunda parte do Corisco será da Usina Santana, ainda trilhando no sentido de Altos. Para esta segunda parte, o percurso se resume em muitos laços, trechos de muita areia e terreno plano. “A prova termina numa trilha tradicional conhecida pelos pilotos como Ui ‘Papai’ e, por fim, os competidores retornam para o local de chegada em deslocamento. A FMP premiará os cinco primeiros colocados de cada categoria: Graduado, Intermediário, Novato, Moto Rally e Duplas.
O nome Corisco é uma homenagem à região de Teresina, famosa pelas chapadas onde é comum a queda de muitos raios. No entanto, a disputa para motos ultrapassa os limites do município, tendo geralmente passagem por trilhas de Altos e de outros municípios vizinhos.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelos contatos da Secretaria da FMP, pelos telefones (86) 98809-7686 ou (99) 98167-2222. O Enduro do Corisco tem o patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Setur, apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e da empresa Alemão Off-Road. A cronometragem será da Norte Cronometragem e a Coprodução da X Brasil.
Autor: Redação Ccom
Pi.gov.br