Esporte
Taça da Série D do Campeonato Brasileiro: qual clube vai erguê-la?
Mata-mata da Série D: a duas rodadas do fim da fase de grupos, saiba como estariam os duelos
Quarta Divisão do Brasileiro está bem perto de fechar os confrontos da segunda fase, quando inicia os jogos eliminatórios. Bangu e Madureira, por enquanto, estariam fora
Fechada a rodada 12 da fase de grupos da Série D do Brasileiro com os jogos que interferem na formação do mata-mata, o ge montou mais uma simulação dos confrontos da próxima fase, quando inicia os duelos eliminatórios pelo acesso à Série C. Em resumo, pouca coisa mudou da antepenúltima rodada. Agora, restam duas rodadas para o fim da fase de grupos.
Da 12ª para a 13ª rodada, cinco times entraram na projeção do mata-mata ⬆️: Paragominas, Uberlândia, Boavista, Esportivo-RS e Marcílio Dias. Todos eles venceram e subiram na tabela dos seus grupos.
Por outro lado, cinco equipes saíram, no momento, do mata-mata ⬇️: Caxias, Juventus-SC, Madureira, Rio Branco VN e Imperatriz. O Madureira perdeu confronto direto com o Boavista. Sem vencer há dois jogos, o Bangu continua fora da zona de classificação do Grupo 7. Os Grupos 1, 3 e 4 continuaram com os clubes na mesma posição da semana passada.
Na atual configuração da tabela, a projeção de duelos está assim:
Castanhal x Paragominas
Itabaiana x Campinense
Vencedores se enfrentam nas oitavas
4 de Julho x Penarol-AM
ABC x Retrô
Guarany de Sobral x Galvez
América-RN x Sergipe
São Raimundo-RR x Moto Club
Juazeirense x Atlético-CE
Aparecidense x Uberlândia
Joinville x Santo André
Caldense x Nova Mutum
Portuguesa x Marcílio Dias
Ferroviária x Brasiliense
Cianorte x Esportivo-RS
União Rondonópolis x Boa Esporte
FC Cascavel x Boavista
Boavista entra no grupo de classificação ao mata-mata da Série D — Foto: Divulgação / Boavista SC
Além de Castanhal, São Raimundo-RR, ABC, Juazeirense, Ferroviária e FC Cascavel, que já haviam conquistado a classificação para a próxima fase da Série D, agora a competição tem confirmados: Penarol-AM, Galvez (Grupo 1); América-RN, Campinense (Grupo 3); Itabaiana (Grupo 4); União Rondonópolis, Nova Mutum (Grupo 5) e Joinville (Grupo 8).
A simulação dos confrontos da Série D do Brasileiro é possível porque o regulamento da competição detalha a segunda fase e as oitavas de final.
Taça da Série D do Campeonato Brasileiro: qual clube vai erguê-la? — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Os quatro classificados de cada um dos oito grupos avançam. Assim, os quatro primeiros do Grupo 1 enfrentam os do Grupo 2 (1º A x 4ºB, 2ºA x 3ºB, 1ºB x 4ºA e 2ºB x 3ºA); mesma sequência para os do Grupo 3 x do Grupo 4; do Grupo 5 x do Grupo 6; do Grupo 7 x Grupo 8.
Nas quartas de final, quando serão conhecidos os confrontos do acesso, os times classificados serão organizados de acordo com a campanha feita em toda a competição: 1º com melhor campanha x 8º; 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
Brasiliense perde, mas continua no G-4 do Grupo 5 — Foto: Eliseu Siqueira/Nova Mutum EC
Por Josiel Martins — Teresina
Ge.globo.com