SIGA O 24H

Esporte

Tandara: entenda o caso de doping e a defesa da campeã olímpica

Publicado

em

Compartilhar isso...

Zé Roberto torce por redução da pena de Tandara: “Quatro anos é um período muito longo”

Técnico da seleção brasileira de vôlei comenta suspensão por doping de campeã olímpica: “Seria muito ruim se ela ficasse esse tempo todo fora”

Antes de embarcar para a primeira fase da Liga das Nações nos Estados Unidos, o técnico José Roberto Guimarães comentou nesta quarta-feira a suspensão de quatro anos que a oposta Tandara tomou na segunda-feira pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. A campeã olímpica foi punida pelo uso da substância proibida Ostarina, mas o treinador da seleção brasileira acredita na inocência da jogadora, que alega contaminação cruzada de um suplemento manipulado.

– A gente não comentou absolutamente nada nas nossas reuniões. Falamos entre um e outro só. Quatro anos é um período muito longo. Acho que ela vai entrar com recurso, alega que realmente não teve nada, e nós acreditamos nisso. A gente acredita que isso possa ter acontecido e que seria legal que tudo fosse da melhor maneira possível e que ela não tivesse quatro anos de punição. Acho que nós temos de ficar na expectativa, esperar os resultados desse recurso que ela vai entrar e torcer para que tudo corra bem, porque ela é uma jogadora muito importante para o voleibol brasileiro, e seria muito ruim se ela ficasse esse tempo todo fora – disse Zé Roberto.

Tandara vôlei Olimpíadas de Tóquio — Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters

Tandara vôlei Olimpíadas de Tóquio — Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters

+ Tandara: entenda o caso de doping e a defesa da campeã olímpica
+ Tandara: advogado diz que vai recorrer ao Pleno do tribunal antidopagem
+ Tandara desabafa após suspensão de 4 anos: “O sentimento de injustiça é angustiante”

Após oito horas de julgamento na segunda-feira, Tandara foi punida com a pena máxima, de quatro anos de suspensão. Os três auditores foram unânimes. A defesa da campeã olímpica já anunciou que vai recorrer da decisão, e caso o gancho não seja revisto, pretende apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

– Essa condenação é, particularmente, difícil pra mim porque estou sendo condenada por algo que não fiz. Apesar de termos provas mais do que suficientes que mostram que fui contaminada, tive uma condenação injusta, desproporcional e precedida de um estranho vazamento de um processo que deveria ser sigiloso. Vamos recorrer ao Plenário para que a justiça seja, de fato, reestabelecida. Respeito, mas não concordo com essa decisão de hoje. Lutarei, como sempre fiz, para provar minha inocência – disse Tandara em suas redes sociais.

Entenda o caso do doping de Tandara e a defesa da campeã olímpica

Tandara, de 33 anos, foi suspensa preventivamente ainda nas Olimpíadas de Tóquio. Com a pena, só poderá retornar às quadras após 2025. Ela processava duas farmácias alegando contaminação cruzada, mas o argumento não foi validado por uma série de informações contraditórias.

A ostarina, que pertence a uma classe de anabolizantes, modula o metabolismo e pode ajudar no ganho de massa muscular. Segundo a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a coleta que revelou a presença da substância foi realizada antes de a atleta embarcar para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 7 de julho de 2021, no Rio de Janeiro.

Zé Roberto Guimarães no treino do Brasil — Foto: Leandro Martins/MPIX/CBV

Zé Roberto Guimarães no treino do Brasil — Foto: Leandro Martins/MPIX/CBV

Tandara foi campeã olímpica com a seleção brasileira em Londres 2012 e bronze no Mundial de 2014, na Itália, além de ter conquistado três títulos de Grand Prix, um de Copa dos Campeõs e um de Jogos Pan-Americanos (Guadalajara 2011). O ge procurou a jogadora e a sua defesa, mas ainda não teve resposta.

Por Lívia Laranjeira e Marcos Guerra — Barueri, SP

Ge.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade