Esporte
Timão X Mengão movimentaram a janela de transferências nas últimas temporadas
Corinthians x Flamengo: elencos somam quase 700 jogos por seleções e têm vivência na Europa
Quem é mais forte? Jogadores de Timão e Fla mostram larga experiência e são ou foram consistentes na seleção brasileira; Vidal, Arrascaeta e Balbuena engrossam lista por seus países
Corinthians e Flamengo movimentaram a janela de transferências nas últimas temporadas e deixaram seus elencos mais pesados. Às vésperas do jogo de ida das quartas de final da Libertadores, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, os jogadores dos dois times somam quase 700 jogos por seleções nacionais.
Seleção analisa, jogador a jogador, quem é melhor de Corinthians e Flamengo
São exatos 667 jogos de experiência nos dois elencos. O número aumentou consideravelmente após a chegada de Arturo Vidal ao Flamengo: com 133 partidas pela seleção do Chile, o meio-campista é o recordista do duelo neste quesito.
Elencos de Corinthians e Flamengo somam quase 700 jogos por seleções — Foto: ge
Pelo lado do Corinthians, Willian é o mais experiente: são 70 jogos pela seleção brasileira e duas Copas do Mundo disputadas, em 2014 e 2018 (veja lista abaixo).
Mais sobre Corinthians x Flamengo:
+ Veja onde assistir e prováveis escalações
+ O que mudou desde último mata-mata?
Corinthians x Flamengo: jogadores somam 667 jogos por seleções — Foto: ge
No total, o Flamengo leva vantagem em jogadores já convocados. O Rubro-Negro tem 16 jogadores com passagens por suas seleções, enquanto o Timão conta com 12.
Nos dois times a presença maior é de brasileiros, mas os gringos mostram um bom nível. Balbuena, Bruno Méndez, Júnior Moraes e Cantillo são os jogadores do Timão que atuam ou já atuaram pelo Paraguai, Uruguai, Ucrânia e Colômbia, respectivamente.
No Flamengo, além de Vidal, Pulgar e Arrascaeta são estrangeiros selecionáveis por Chile e Uruguai, respectivamente.
Willian e Paulinho, de colete vermelho, disputam a bola com Filipe Luís — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Já pelo Brasil, a situação é a mesma. São 12 do lado flamenguista, e oito do lado corintiano. O peso do lado alvinegro, porém, é maior.
Cássio, Fagner, Renato Augusto, Willian e Paulinho são jogadores do Corinthians que já disputaram uma Copa do Mundo pelo Brasil. Apenas David Luiz e Filipe Luis disputaram o Mundial pelo lado do Flamengo.
Gol do Brasil! Willian chute de fora e faz golaço, aos 44 do 2º tempo
E na Europa?
Além das seleções, as passagens pelo futebol europeu atestam a vivência dos dois elencos. De novo, o Flamengo leva a melhor na quantidade. São 11 jogadores que já atuaram nas principais ligas do continente, contra oito do Corinthians.
Experiência de jogadores de Corinthians e Flamengo na Europa — Foto: ge
Os nomes de mais peso são reforços recentes dos dois times. Willian, do lado do Corinthians, está entre os maiores brasileiros que atuaram na Premier League, com passagens por Chelsea e Arsenal – em ambos, inclusive, atuou ao lado do zagueiro David Luiz.
Vidal, do Flamengo, tem uma carreira vitoriosa por diversos clubes europeus, como Juventus, da Itália, e Bayern de Munique, da Alemanha. E o próprio David Luiz acumula experiência por três países: além da Inglaterra, jogou na França (PSG) e em Portugal (Benfica).
Por Redação do ge — São Paulo