Esporte
Tite durante a Copa América: treinador aguarda definição sobre lista e possíveis substitutos
Com passagens compradas, Seleção aguarda definição nesta sexta; liga inglesa segue problemática
CBF emite bilhetes normalmente para atletas e espera sinalização de Conmebol e Fifa sobre jogadores da Inglaterra até o fim do dia. Auxiliares vão ver Fluminense e Atlético-MG de perto
Ainda há esperança, mesmo que pareça remota, de contar com os nove jogadores convocados que atuam no futebol inglês. A comissão técnica da seleção brasileira intensificou os trabalhos na montagem de possível lista de substituto – parte já consta entre os nomes de suplentes – e espera definir o assunto a tempo de chamar os substitutos ao longo dessa sexta-feira.
O prazo final é considerado pelo breve tempo que já seria necessário – em caso de negativas confirmadas da liga inglesa – de se comunicar com os clubes, eventualmente – caso estejam fora da lista de suplentes – negociar a liberação e convocar novos atletas a tempo de se apresentarem.
Dentro da CBF, apesar do barulho de protesto da “decisão unilateral da Fifa” – sobre os dois dias a mais na data Fifa – nas ligas espanhola, italiana, depois acompanhadas pelos franceses e também pela liga portuguesa, há otimismo sobre a liberação dos atletas desses países, como o ge contou nessa quarta.
- Ligas inglesa, espanhola e italiana cederam 25 dos 42 convocados de Tite para as Eliminatórias
- Às vésperas de jogo 100 pela Seleção, Thiago Silva torce por acordo e liberação: “Mãos atadas”
Tite durante a Copa América: treinador aguarda definição sobre lista e possíveis substitutos — Foto: André Durão
Todas as passagens dos atletas – para embarque da Europa para São Paulo – já foram emitidas, como é de praxe às vésperas da apresentação – marcada a partir desse domingo, em São Paulo. Inclusive dos jogadores da Inglaterra.
A CBF reconhece que o caso segue considerado de difícil solução – o governo inglês exige quarentena de 10 dias no retorno dos atletas ao território inglês. Mas as negociações entre Fifa – acompanhadas da Conmebol – e as autoridades britânicas continuam.
Apesar do ceticismo na liberação dos “ingleses”, Tite e a comissão técnica pretendem aguardar até o último momento. Nos últimos dias eles fizeram reuniões extras – que seguem nesta sexta – para decidir as escolhas entre os suplentes e possíveis inserções de outros não listados entre os substitutos.
Na noite dessa quinta-feira, Cesar Sampaio e Thomaz Koerich foram assistir ao jogo entre Fluminense e Atlético-MG. O goleiro Everson, o atacante Hulk, já elogiado por Tite, e o zagueiro Nino, campeão olímpico, são nomes com potencial de convocação.
Visita em Manaus
Nessa quinta-feira, os administradores da seleção brasileira principal Luís Wagner e Hamilton Correia visitaram a Arena da Amazônia, em Manaus. Eles passaram a tarde no estádio e viram a estrutura, que tem problemas em mais da metade dos refletores e infiltrações no vestiário.
Após o encontro, os funcionários da CBF se reuniram com o governo do estado do Amazonas. A CBF quer manter o jogo entre Brasil e Uruguai, de outubro, para a capital amazonense. Mas, além das obras necessárias, o campo de jogo também está sendo avaliado.
A dupla da CBF segue em Manaus ainda nesta sexta para visitar também outras instalações de Manaus. Como locais de hospedagem e centro de treinamento.
Arena da Amazônia precisa consertar refletores para receber jogo do Brasil em outubro — Foto: Rômulo Almeida
Os convocados de Tite para setembro:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica);
Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Guilherme Arana (Atlético-MG), e Daniel Alves (São Paulo);
Meio-campistas: Bruno Guimarães (Lyon), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Claudinho (Zenit), Éverton Ribeiro (Flamengo), Lucas Paquetá (Lyon);
Atacantes: Neymar (PSG), Firmino (Liverpool), Matheus Cunha (Hertha Berlin), Raphinha (Leeds), Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton), Gabigol (Flamengo)
* Destacados os nomes de jogadores da liga inglesa.
Por Raphael Zarko — Rio de Janeiro
Ge.globo.com