Esporte
Treino do Flamengo em Guayaquil, nova dificuldade para Dome
Técnico tem oito desfalques e, por enquanto, apenas 17 jogadores à disposição para o jogo de terça. Treino de domingo foi cancelado por causa das cinzas de um vulcão ativo
Após problemas em série, Dome tem missão de remontar o desfigurado Flamengo contra o Barcelona
Goleada sofrida, cobranças, pressão, vulcão ativo, lesão de Gabigol e seis jogadores com Covid-19… A passagem do Flamengo no Equador tem sido turbulenta, especialmente para o técnico Domènec Torrent, que no domingo foi obrigado a cancelar o treino e teve notícia de que Gabigol e mais seis jogadores estão fora do duelo com o Barcelona, na terça. Será preciso juntar as peças de um Flamengo desfigurado.
+ Seis jogadores do Flamengo testam positivo para Covid-19; Conmebol não adiará partida
Treino do Flamengo em Guayaquil — Foto: Divulgação Flamengo
O exame apontou que Gabigol teve uma lesão na coxa direita, e não há tempo hábil de recuperação. O problema não é simples, e a tendência é de que ele seja desfalque em mais jogos. Para piorar mais a situação, seis atletas testaram positivo para Covid-19: Isla, Filipe Luís, Diego, Bruno Henrique, Michael e Matheuzinho. Expulso contra o Independiente del Valle, Gustavo Henrique também está fora por suspensão.
+ Nova dificuldade para Dome: cinzas de vulcão ativo cancelam treino em Guayaquil
A lista de desfalques dos atletas que viajaram ao Equador:
- Gabigol (lesão na coxa direita)
- Gustavo Henrique (suspenso)
- Isla (Covid)
- Filipe Luís (Covid)
- Diego (Covid)
- Bruno Henrique (Covid)
- Michael (Covid)
- Matheuzinho (Covid)
Se as cinzas do vulcão Sangay permitirem, Dome tem a chance de na tarde desta segunda-feira testar a formação para enfrentar o Barcelona, na terça. Alguns jogadores que estão no Brasil foram alertados sobre a chance de precisarem viajar às pressas, e existe a chance de se juntarem ao elenco nesta segunda.
Levando apenas em consideração os jogadores que já estão no Equador, o técnico teria que fazer ao menos uma improvisação, já que os dois laterais-direitos, Isla e Matheuzinho, não estão à disposição.
Em outras ocasiões, Dome já utilizou Rodrigo Caio e Thuler na lateral, mas a experiência não deu um bom resultado. Outra alternativa é deslocar o canhoto Renê para direita, como foi feito contra o Santos. Neste caso, Ramon ganharia a chance de estrear em jogos de Libertadores. Há também a chance de improvisar um volante na lateral, por exemplo.
No ataque, sem Gabigol e Bruno Henrique, Pedro será a principal referência. Além dele, apenas outros dois jogadores do setor estão à disposição: Vitinho e Lincoln. Se quiser deixar apenas Pedro como referência, Dome tem a opção de escalar os volantes Arão e Thiago Maia e povoar o setor de criação de meio de campo com Gerson mais adiantado ao lado de Everton Ribeiro e Arrascaeta, por exemplo.
Uma possível escalação do Flamengo para o duelo com Barcelona — Foto: ge
Será uma montagem de quebra-cabeça para o treinador. Sem levar em conta os possíveis atletas que podem viajar para o Equador, Dome teria no banco apenas dois goleiros e quatro jogadores de linha.
Os 17 jogadores que estão no Equador à disposição para enfrentar o Barcelona:
Goleiros: César, Gabriel Batista e Hugo;
Laterais: Renê e Ramon;
Zagueiros: Rodrigo Caio, Léo Pereira e Thuler;
Volantes: Willian Arão, Thiago Maia, Gerson e Gomes;
Meias: Arrascaeta e Everton Ribeiro;
Atacantes: Pedro, Vitinho e Lincoln.
Flamengo e Barcelona se enfrentam nesta terça-feira, às 19h15, em Guayaquil. A equipe rubro-negra está em segundo lugar com seis pontos, enquanto os equatorianos perderam seus três jogos e ainda não pontuaram. No outro jogo do Grupo A, o líder Del Valle enfrenta o Junior Barranquilla, na Colômbia.
Por Fred Huber — Rio de Janeiro / Globoesporte.globo.com